Morador de Guarujá faz fotos 'cinematográficas' da região com celular e causa comoção

Cineasta Rodney Borges costuma fotografar o nascer e o pôr do sol nas praias da cidade

Por: Daniel Gois  -  16/09/20  -  20:17
Fotos feitas por morador de Guarujá estão inscritas no Brasília Photo Show
Fotos feitas por morador de Guarujá estão inscritas no Brasília Photo Show   Foto: Rodney Borges

Nada de câmeras profissionais ou super lentes. Para fazer fotografias belíssimas, o morador de Guarujá Rodney Borges, de 52 anos, utilizouum aparelho de celular que pode ser comprado porcercade R$ 1 mil.Umconjunto de sete fotosfeitas por Rodney está concorrendo ao BrasíliaPhotoShow,um dos principais eventos do gênerono Brasil.


Assine o Portal A Tribuna agora mesmo e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos


Para fazer os cliques, Borges acorda por volta de 5h30, conforme o horário do nascer do sol.Ele sempre busca a chamada hora dourada (Golden Hour),comdiferentes luzes do amanheceroupôrdo sol.Como mora próximo à Praia de Pitangueiras, ele costuma realizar as fotos nela ou na Praia das Astúrias, no Centro de Guarujá.


“Resolvi fotografar o Guarujá com um aparelho celular para mostrar que é possível fazer fotos lindas com smartphone”, destaca Borges. “O desafio é maior porque você não tem todos os recursos de uma câmera profissional”.


Antes de fotografar, o morador de Guarujá utiliza aplicativos gratuitos para saber posição,horae alturaexatadeonde o sol nasce.As fotografias passam por pequenos ajustes no próprio celular,como ajuste de branco etemperatura, mas nãosão editadas fora do aparelho.


As fotos foram tiradas durante a pandemia do novocoronavírus. Elas estãoinscritas nas categorias celular e natureza.A votação popularse encerra no próximo dia 30e pode ser acessada no Facebook e no site oficial do evento.Os vencedores ganham estatuetas, medalhas e menções honrosas, além de poder ter a foto premiada no livro oficial do evento, que contará com 400 imagens.


O interesse deBorgespela fotografia começou quando ele tinha apenas 10 anos de idade e morava em São Miguel Arcanjo, no interior de São Paulo.Lá havia um cinema, onde os donos eram amigos. Foi quando ele decidiu trabalhar de lanterninha e ajudante na projeção de filmes. “Eu me apaixonei pelo cinema ali”, recordaBorges, que é diretor de fotografia cinematográfica e trabalha com cinema e publicidade há 20 anos.


Ele enfatiza os comentários positivos queas fotos vêm recebendo nas redes sociais, com sentimento de alegria sendo proporcionado. “Tenho recebido comentários lindíssimos de pessoas que até choram de alegria ao ver as fotos. Isso me dá mais vontade de sair e buscar mais cenas lindas para compartilhar.Só por isso já vale a pena”, afirma.


Confira as fotos tiradas por Rodney Borges que estão inscritas no BrasíliaPhotoShow















Logo A Tribuna
Newsletter