A Prefeitura de Guarujá remodelou o Conselho Gestor de Finanças, que tem a incumbência de auxiliar o Executivo na execução das metas governamentais. Segundo a administração municipal, foram feitas adequações,estabelecendo novas regras de incidência na gestão da coisa pública.
O conselho Gestor de Finanças atua desde 2017 e tem foco em análise nos processos de compras. A partir de agora, esse Conselho atuará antes da origem da despesa, analisando as intenções de novas licitações para compras e contratos, além dos gastos com pessoal e propondo redução de valores aos contratos vigentes.
Além da Secretaria de Coordenação Governamental e Assuntos Estratégicos, integram o colegiado, ora constituído, as secretarias de Finanças, Controladoria Geral, Planejamento e Advocacia Geral do Município.
De acordo com a prefeitura, o foco principal é a eficiência na prestação dos serviços públicos, encontrando saídas para os impasses com o máximo de economia dos recursos e, assim, manter o adequado controle em todas as ações do governo municipal.