Alunos do Guarujá participam de atividades voltadas ao combate do Aedes aegypti

Escolas municipais receberam atividades como parte das ações da Semana Estadual de Mobilização Social contra o mosquito

Por: De A Tribuna On-line  -  17/02/19  -  17:33
A Semana Estadual contra o Aedes começou no último dia 11, com diversas ações pela Cidade
A Semana Estadual contra o Aedes começou no último dia 11, com diversas ações pela Cidade   Foto: Divulgação/ PMG

Estudantes das escolas municipais Angelina Daige (Vila Áurea) e Maria Aparecida de Araújo (Morrinhos II) participaram, na última quinta-feira (14), de atividades dentro da Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes, que terminou na sexta-feira (15).


Conforme explica a Cristiane Brovini, da Coordenação de Ciências da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel), "as ações nas unidades têm como objetivo conscientizar quanto às doenças transmitidas pelo mosquito e de prevenção da proliferação de possíveis criadouros".


A Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes começou no último dia 11, com diversas ações pela Cidade. A iniciativa é do Governo do Estado e desenvolvido em Guarujá, pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica. As ações contam com a parceria das secretarias de Educação, Esporte e Lazer (Sedel); Operações Urbanas (Seurb) e Defesa Civil.


Na quinta (14), a primeira unidade a participar foi a EM Angelina Daige, pela manhã. Lá, os estudantes do 4° ano, com orientação dos professores, fizeram uma busca ativa de possíveis criadouros e desenvolveram ações pedagógicas como confecção de um mural informativo, assistiram a vídeos sobre dengue e confeccionaram panfletos informativos.


À tarde foi a vez  da EM Maria Aparecida de Araújo (Morrinhos II). Nela, os agentes comunitários da Unidade de Saúde da Família (Usafa) do bairro prestaram orientações aos alunos dos 6°anos. Os estudantes ainda percorreram a Escola na identificação de possíveis locais que poderiam facilitar a reprodução do mosquito.


De acordo com a coordenadora de controle e combate às endemias da Prefeitura de Guarujá, Ana Lúcia Gama da Cruz, trabalhar a orientação com crianças é formar agentes multiplicadores. "A mobilização gera a integração E, no caso das crianças, elas chegam em casa, alertam os pais e passam a ter um olhar mais atento para a importância da prevenção contra o mosquito”. 


Logo A Tribuna
Newsletter