Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Idosos de Santos agradecem rapidez e comemoram 2ª dose da CoronaVac: 'A gente tem medo de morrer'

Previsto para iniciar às 9 horas, o atendimento para quem tem idade entre 85 e 89 anos começou meia hora mais cedo. Idosos com 77 anos ou mais que ainda não tomaram a 1ª dose também podem se dirigir aos locais de imunização

Por: Rosana Rife  -  10/03/21  -  14:58

Pouco mais de 50 carros aguardavam na fila no drive thru montado na Arena Santos, na Vila Mathias, por volta das 9h30. Nesta quarta-feira (10) começa a aplicação da segunda dose da vacina contra covid-19, em Santos, para quem tem entre 85 e 89 anos e tomou CoronaVac da primeira vez. A previsão é imunizar 6.040 pessoas dessa faixa etária.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Previsto para iniciar às 9 horas, o atendimento começou meia hora mais cedo no drive, explica o chefe do Departamento de Atenção Básica do Município, Cristian Mark Weiser. "A gente sabe que o idoso tem esse hábito de sair cedinho e imagino que os parentes não consigam segurá-los em casa também. Então, começamos antes. Ainda temos visto, mas muito menos, eles chegarem 6 horas por medo de acabar a vacina. Mas isso tem diminuído. As pessoas têm visto que ela não vai acabar".


Mais de 120 senhas tinham sido entregues em menos de uma hora. O engenheiro Sérgio Penteado Teixeira, 58 anos levou o pai, Durval Rodrigues Teixeira, 86 anos, para receber a segunda dose da coronaVac. Eles chegaram às 7h30 para garantir o medicamento e aguardaram cerca de 1h30 até a aplicação da vacina.


Previsto para iniciar às 9h, o atendimento no drive-thru começou meia hora mais cedo
Previsto para iniciar às 9h, o atendimento no drive-thru começou meia hora mais cedo   Foto: Carlos Nogueira/AT

"A gente trabalha e sempre voltava para a casa preocupado com ele, com receio de levar alguma, né. Agora vamos ter um pouco menos de preocupação, porque não sabemos como está essa variante do vírus que vem vindo", diz Sérgio.


Já o pai dele conta que nunca viu situação semelhante ao que o mundo passa e fica mais sossegado com a campanha de vacinação. "Estou satisfeito. Vamos ver se melhora a situação. E o drive ajuda. A gente fica mais confortável, está sentado, não está muito calor e a fila, dessa vez, está muito menor".


O assessor parlamentar José Carlos da Silva Barros, 65 anos, também ficou aliviado ao ver o sogro, o aposentado Moyses Moraes, 85 anos, tomar a segunda dose da vacina. “É um alívio saber que ele está fora do perigo. Espero que a vacinação corra o mais rápido para atender todo mundo”.


Para Moraes, foi o fim da expectativa. “Estava na expectativa porque a gente tem medo de morrer e ficar dentro de casa a vida inteira é difícil. Estão estava esperando para tomar a vacina”.


Quem também estava ansiosa pela segunda dose da Coronavac era Zózima Borgato, 88 anos, “Achei maravilhoso. Uma bênção de Deus. Estou bem mais tranquila agora”.


Atendimento


O atendimento no drive vai até as 15 horas. É possível ainda se dirigir a sete postos externos além de 21 policlínicas até as 17 horas. É preciso levar documento com foto, CPF, cartão de vacinação da covid-19 (no caso da segunda dose) e comprovante de residência em Santos.


"Nossa estrutura está reforçada. Além do drive, temos os postos externos, com ginários, paróquias que têm contribuído muito para o Município fazer a vacinação com conforto para o idosos. Temos uma equipe de quase 1.500 servidores da Atenção Básica, que são qualificados para recebê-los, com a técnica necessária para ministrar vacina com toda a segurança", diz o chefe do Departamento de Atenção Básica.


Idosos com 77 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose também podem se dirigir a esses locais. O Município já vacinou mais de 11% da população, informa Weiser. "Disponibilizamos mais de 73 mil doses. Qeum ainda não se imunizou deve vir, porque a vacina é hoje nossa maior ferramenta contra essa doença que abala o mundo inteiro".


Onde ir


Drive thru
Arena Santos (Av. Rangel Pestana, 184)


Postos Externos


Aparecida – Clube Atlético Santa Cecília (Rua Comendador Alfaia Rodrigues, 269)


Embaré – Centro Comunitário da Igreja São Benedito (Av. Afonso Pena, 350)
Gonzaga – Salão Nobre do Colégio São José (Av. Ana Costa, 373)
Marapé - Escola de Samba União Imperial (Rua São Judas Tadeu, 20)
Pompeia - Igreja Nossa Senhora do Rosário da Pompeia (Praça Benedicto Calixto, 1).
Ponta da Praia - Ginásio do Complexo Esportivo Rebouças (Praça Engenheiro José Rebouças s/nº)
Igreja Evangélica Templo de Deus (Rua Carvalho de Mendonça, 596


Policlínicas
Areia Branca - Rua Francisco Lourenço Gomes, 118
Bom Retiro - Rua João Fraccaroli s/nº
Castelo - Rua Francisco de Barros Melo, 184
Rádio Clube - Avenida Hugo Maia s/nº
São Jorge e Caneleira - Rua Francisco Ferreira Canto, 351
São Manoel - Praça Nicolau Geraigire s/nº
Piratininga - Praça João de Moraes Chaves s/nº
Nova Cintra - Rua José Ozéas Barbosa s/nº
Morro São Bento - Rua das Pedras s/nº
Valongo - Rua Prof. Maria Neusa Cunha s/nº
Morro José Menino - Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A
Jabaquara - Rua Vasco da Gama, 32
Morro Vila Progresso - Rua Três, casas 1 e 2
Morro Santa Maria - Rua 10 s/nº
Morro da Penha – Rua Três, 150
Martins Fontes - Rua Luiza Macuco, 40
Vila Nova - Praça Iguatemi Martins s/nº
Vila Mathias - Rua Xavier Pinheiro, 284
Conselheiro Nébias - Av. Conselheiro Nébias, 457
Caruara - Rua Andrade Soares s/nº
Monte Cabrão - Av. Principal s/nº


Logo A Tribuna