Feiras livres da Baixada Santista registram movimento intenso neste sábado

Comércio está liberado na ‘fase vermelha’ do Plano SP, mas alguns consumidores não respeitaram a obrigatoriedade do uso de máscara

Por: Por ATribuna.com.br  -  13/03/21  -  15:50
Na feira livre da Av. Francisco Glicério foram registradas aglomerações
Na feira livre da Av. Francisco Glicério foram registradas aglomerações   Foto: ATribuna.com.br

Moradores de Santos e São Vicente ignoraram as recomendações de distanciamento social e uso de máscaras durante período crítico da pandemia de coronavírus e lotaram as feiras livres na Av. Francisco Glicério e na Av Padre Manoel da Nobrega (divisa entre Santos e São Vicente), na manhã deste sábado (13).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Nas imagens feitas pela equipe de ATribuna.com.br, é possível ver pessoas em aglomeração, algumas sem máscaras de proteção, contrariando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Vale lembrar que o comércio em questão está liberado na fase vermelha do Plano SP, mas os clientes não podem consumir alimentos no local, o que também foi registrado na feira da divisa entre Santos e São Vicente.


Na feira da divisa entre São Vicente e Santos, alguns consumidores ignoraram o uso obrigatório de máscara
Na feira da divisa entre São Vicente e Santos, alguns consumidores ignoraram o uso obrigatório de máscara   Foto: Bia Viana/AT

A ‘fase emergencial’ começará oficialmente na próxima segunda-feira (15) em todo o estado de São Paulo. A medida foi tomada em busca da contenção do avanço da pandemia.


A equipe de ATribuna.com.br entrou em contato com as prefeituras de Santos e São Vicente. A Administração Municipal santista enviou uma nota. Leia na íntegra:


Equipes da Secretaria de Finanças fiscalizam diariamente as feiras livres verificando o cumprimento dos protocolos de combate ao covid-19 vigentes no Município. Os feirantes devem, obrigatoriamente, disponibilizar álcool em gel para os clientes, higienizar as máquinas de cartão imediatamente após o uso dos clientes, organizar filas dos consumidores para acesso às barracas para evitar a aglomeração de pessoas. Aos funcionários das barracas é exigida a utilização de máscaras.


Vale lembrar que o uso de máscara é obrigatório desde 1º de maio de 2020 em todo o Município. Irregularidades podem ser denunciadas pelos telefones 153 e 162 (Ouvidoria), e pela Ouvidoria Digital (www.santos.sp.gov.br/ouvidoria). A Prefeitura informa, ainda, que não recebeu denúncia sobreirregularidades na feira livre da Av. Francisco Glicério, neste sábado (13).


Por fim, a Administração lembra que as novas regras da fase emergencial entram em vigor nesta segunda-feira (15).


Abaixo, confira, na íntegra, a nota emitida pela prefeitura de São Vicente:


"A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Comércio, Indústria e Assuntos Portuários (Secinp), informa que a aglomeração aconteceu devido a obstrução de uma das passagens da feira livre por ambulantes ilegais. Uma equipe de fiscais do comércio foi encaminhada ao local e o problema foi prontamente resolvido."


Logo A Tribuna
Newsletter