Baixada Santista terá primeiro fim de semana na fase vermelha; veja como será

Serviços considerados não essenciais não poderão funcionar no sábado (30) e domingo (31)

Por: Da Redação  -  29/01/21  -  15:04
Preocupação envolve recuperação do comércio e aumento da arrecadação
Preocupação envolve recuperação do comércio e aumento da arrecadação   Foto: Matheus Muller/AT

Neste sábado (30) e domingo (31), a Baixada Santista e todo o Estado ficarão na fase vermelha do Plano São Paulo. Assim, serviços como comércio e bares não poderão funcionar. A medida é uma cartada do Governo Estadual para tentar frear o aumento dos casos de covid-19 e a pressão da pandemia no sistema de saúde.


>>> CLIQUE E CONFIRA O QUE MUDA NA FASE VERMELHA NA BAIXADA SANTISTA


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com o decreto de reclassificação do Plano São Paulo, publicado pelo governador João Doria (PSDB), a fase vermelha ficará vigente neste fim de semana e no próximo (6 e 7 de fevereiro).


Esta é a fase mais restritiva, e somente as atividades essenciais estão liberadas. Dentre elas, supermercados e farmácias, por exemplo. Bares, restaurantes, padarias e similares só poderão trabalhar com sistema de delivery e drive-thru. Aqueles que não se enquadrarem nas atividades essenciais não podem abrir (veja infográfico).


A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, afirmou que os prefeitos podem endurecer as medidas, mas não afrouxá-las. Tanto que o Estado informou que notificará as prefeituras que não cumprirem as regras e levará casos ao Ministério Público.


Praias


Na Baixada, as prefeituras estão seguindo as normas do Estado. Quanto às praias, a maioria informou que, no fim de semana, proibirá o consumo de alimentos e a permanência dos banhistas nas areias.


Em Guarujá, a Prefeitura “recomenda” não instalar cadeiras e guarda-sóis na areia para evitar possíveis aglomerações.


Em Santos, a utilização da faixa de areia é permitida exclusivamente para a prática de atividades físicas individuais e está proibida a colocação ou montagem de guarda-sóis, cadeiras, esteiras e barracas. Os ambulantes e quiosques não podem ter atividade, exceto por delivery. O mesmo é válido para Praia Grande e Peruíbe.


Logo A Tribuna
Newsletter