Ataques de tubarão no litoral de SP podem se tornar comuns? Bióloga explica e faz alerta

Animal atacou um turista no litoral norte na última quarta-feira (3)

Por: Carolina Faccioli  -  10/11/21  -  12:37
Atualizado em 10/11/21 - 14:04
 Um turista francês foi atacado por um tubarão na última quarta-feira (3), em Ubatuba, no litoral norte de SP
Um turista francês foi atacado por um tubarão na última quarta-feira (3), em Ubatuba, no litoral norte de SP   Foto: Reprodução/Facebook

Um ataque de tubarão que ocorreu na última quarta-feira (3), em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, chamou atenção da população da Baixada Santista. Pelas redes sociais, internautas especularam se o aparecimento do animal seria um alerta para novos casos. No entanto, segundo a bióloga Leda Maria Giovannetti Antonio, de 40 anos, a situação foi atípica e rara.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O homem atacado no litoral norte foi levado para um hospital de Caraguatatuba com cortes profundos e longos, com até dez centímetros, acima do tornozelo. No entanto, não foi possível confirmar o tipo de tubarão.


Leda afirma que a situação não é comum, mas existem tubarões pela região. "Os cações, comumente consumidos por nós, são uma espécie de tubarão. Comum no nosso litoral, vivem em ilhas e até no raso, mas em harmonia com o ambiente, se alimentando de tartarugas e outros animais. Fazem parte da fauna e cadeia alimentar local", explica.


Apesar do caso ser considerado raro nas praias da região, a bióloga afirma que os animais podem atacar quando se sentem ameaçados ou capturados por pescadores. Além disso, o excesso de banhistas pode interferir em um período importante na vida desses animais, a reprodução.


"Na época do verão, em que ocorre o período de reprodução desses animais, eles podem chegar mais próximos da costa. Isso não significa que os ataques ocorrerão. Porém, o aumento do número de banhistas nas praias do litoral de SP pode gerar outras situações isoladas, como esta ocorrida em Ubatuba", alerta.


 Ataques de tubarões não são comuns nas praias da Baixada Santista, segundo bióloga
Ataques de tubarões não são comuns nas praias da Baixada Santista, segundo bióloga   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Ataques não ocorriam no litoral de SP há mais de 30 anos


O caso ocorrido com o turista francês na Praia do Lamberto, em Ubatuba, foi o primeiro em três décadas. O homem sofreu ferimentos profundos na perna e precisou de atendimento hospitalar. A vítima já retornou para a Europa.


Na última quarta (3), o homem foi surpreendido pelo tubarão com água pela cintura, quando sentiu algo na perna direita. Ele não chegou a ver o animal, mas gritou pedindo ajuda.


Após ouvir mais relatos da família e analisar novas imagens, o especialista Otto Bismark, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), confirmou a dentada do tubarão.


Logo A Tribuna
Newsletter