EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

30 de Maio de 2020

Estado reforça Travessia Santos-Guarujá no carnaval com lancha para pedestres

A partir desta quinta-feira, barca Itapema sai da ligação Santos-Vicente de Carvalho rumo à Ponta da Praia

O Governo do Estado prepara um esquema especial de operação para que os passageiros não percam horas da folia de carnaval empacados em filas na Travessia Santos-Guarujá. Apesar de não aumentar o número de embarcações para veículos - serão mantidas as sete balsas atuais -, o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, aposta em dois trunfos para isso: manutenção 24 horas por dia e uma lancha exclusiva para pedestres e ciclistas.

Segundo ele, a estratégia é simples: retirar a embarcação Itapema do trecho Santos-Vicente de Carvalho fora dos horários de pico e colocá-la em operação na ligação entre a Ponta da Praia e Guarujá. A medida entra em vigor já nesta quinta-feira (20).

A barca possui capacidade para 190 pessoas e ficará responsável pela travessia de pedestres e ciclistas, que atualmente só conseguem utilizar as balsas mistas. A expectativa é de que, durante o período de folia, passem pelo local mais de 41 mil ciclistas e mais de 1 mil pedestres. O embarque não será alterado, permanecendo nos flutuantes das embarcações mistas.

“Cada vez que tiro um passageiro a pé da balsa, eu aumento a capacidade dela [com tempo e espaço]. Porque leva tempo embarcar e desembarcar passageiros e colocá-los em área segura”, avalia o secretário.

Ele acrescenta, ainda, que o serviço de manutenção 24 horas será um grande diferencial no feriadão. “O importante é ter as balsas funcionando, porque posso fazer uma operação bate e volta. Ou seja, está lotado de um lado e vazio do outro, ela retorna vazia e faz a carga do local mais movimentado. Havendo qualquer problema, a Dersa estará preparada para garantir a manutenção, 24 horas por dia e sete dias por semana. Isso ai garantir uma boa operação”.

Tudo sobre: