Meu perfil

Desconectar

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
Whatsapp

Meu perfil

Desconectar

FUNDADO EM 1894 E ONLINE DESDE 1996

Cidades

Defesa Civil do Estado emite alerta laranja de tempestade no Litoral de SP: 150mm de chuva

Ciclone subtropical segue se formando na costa do sudeste brasileiro e impactos podem ser sentidos até terça (20)

ATribuna.com.br

17 de fevereiro de 2024 às 13:12Modificado em 17 de fevereiro de 2024 às 13:42
Ventania e chuva serão marcantes nesse final de semana

Ventania e chuva serão marcantes nesse final de semana ( Foto: Vanessa Rodrigues/AT )

A Defesa Civil do estado de São Paulo) divulgou nessa sexta-feira (16), um alerta de intensas chuvas que atingirão diversas cidades, incluindo as da Baixada Santista. Além desse alerta de chuvas, há o aviso da Marinha do Brasil sobre o ciclone subtropical que segue se formando na costa do sudeste brasileiro.

Fortes chuvas

De acordo com a Defesa Civil, as chuvas deverão chegar a 150mm nas cidades da Baixada Santista, enquanto no Vale do Ribeira há previsão de chuva moderada, com 75mm. As chuvas devem ocorrer até domingo (18).

Ciclone subtropical

Segundo a análise meteorológica da Marinha do Brasil, o ciclone se encontra a cerca de 235 km afastado da costa do estado do Rio de Janeiro e seus impactos serão sentidos principalmente em alto-mar. A previsão é que esse ciclone fique em atividade de sexta-feira (16) até terça-feira (20).

Segundo informações do Guilherme Borges, meteorologista do Climatempo,tendência é que os ventos soprem com mais intensidade, agitando o mar e favorecendo a formação de ressaca.“A formação de ciclones que atingem o Brasil é impulsionada por uma interação complexa de fatores atmosféricos e oceânicos. Águas quentes do oceano, temperaturas elevadas da superfície do mar, umidade atmosférica e ventos em diferentes níveis da atmosfera desempenham papéis cruciais. A presença de distúrbios atmosféricos e o efeito da rotação da Terra também contribuem”, observa.

Orientação

A Defesa Civil orienta que em situações emergenciais, o órgão seja acionado por meio do telefone 199. A Polícia Militar também pode ser solicitada pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Assuntos relacionados

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes conforme nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.