Golfinho ferido por rede de pesca é encontrado morto em praia do litoral de SP

Animal foi recolhido por técnicos de campo do Instituto Gremar

Por: ATribuna.com.br  -  29/06/22  -  15:47
Golfinho da espécie toninha foi encontrado morto na praia de Riviera de São Lourenço
Golfinho da espécie toninha foi encontrado morto na praia de Riviera de São Lourenço   Foto: Reprodução/Aconteceu em Bertioga

Equipes do Instituto Gremar recolheram um golfinho da espécie toninha (Pontoporia blainvillei) que foi encontrada morta em uma praia de Bertioga. O caso ocorreu na última sexta-feira (24), mas foi informado pela instituição nesta quarta (29).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O animal foi avistado na praia de Riviera de São Lourenço, durante a manhã. Segundo o Gremar, o golfinho foi encontrado em estado avançado de decomposição, o que não possibilitou confirmar a causa da morte.


Entretanto, ainda na praia, técnicos de campo do Gremar constataram que a porção dorsal da nadadeira caudal do golfinho estava com impressões retilíneas, que condizem com a interação com redes de pesca.


Segundo a instituição, os petrechos de pesca (redes, linhas, anzóis e armações) quando perdidos, abandonados ou descartados irregularmente no mar, historicamente representam uma das maiores ameaças à vida marinha.


PMP-BS
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.


O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.


Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.


Logo A Tribuna
Newsletter