Meu perfil

Desconectar

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
Whatsapp

Meu perfil

Desconectar

FUNDADO EM 1894 E ONLINE DESDE 1996

Domingo Mais

Filme A Primeira Profecia é o melhor exemplar da franquia desde o original

De vez em quando, surgem filmes que assustam de verdade e são verdadeiros clássicos

Gustavo Klein

7 de abril de 2024 às 12:04
Filme conta com Sonia Braga no elenco e narra o nascimento e a trajetória de Damien Thorn

Filme conta com Sonia Braga no elenco e narra o nascimento e a trajetória de Damien Thorn ( Foto: Divulgação )

Há gêneros de filmes em que qualidade artística não é obrigatória para tornar a obra um sucesso. O terror é uma delas. Há filmes que, de tão ruins, ficam bons. A ruindade e a produção tosca acabam sendo uma atração a mais. Dito isso, é claro que de vez em quando surgem filmes que assustam de verdade e são verdadeiros clássicos. Casos de Os Inocentes (1961), O Exorcista (1971), O Iluminado (1980) e também de A Profecia (1976), obra inspirada no livro de David Seltzer que se tornou uma série cinematográfica e que tem seu mais novo filme em cartaz nos cinemas da região.

A Primeira Profecia segue a mesma linha histórica dos outros livros e filmes da franquia: o nascimento e a trajetória de Damien Thorn, o anticristo, aquele que segundo a crença de muitos será o responsável pelo fim do mundo. A lógica da crença é a óbvia: se Cristo é o filho de Deus, o anticristo é o filho… do outro. História muito semelhante, inclusive, a outro clássico do gênero, O Bebê de Rosemary, de Roman Polanski.

Aqui, são mostrados os acontecimentos anteriores aos que os fãs da franquia já acompanharam. Ou seja, os preparativos para o nascimento. Seguimos uma jovem freira que é enviada dos Estados Unidos para atuar no Vaticano. Cheia de sonhos e idealista, ela esbarra na conspiração satanista, que envolve inclusive figuras poderosas da própria igreja, para tornar possível a chegada do vilão da história, em torno do qual muitas mortes misteriosas vão acontecer.

Um elemento que faz muita diferença é ver rostos conhecidos como o da veterana brasileira Sônia Braga e o britânico Bill Nighy (o roqueiro de Simplesmente Amor), com os quais estamos muito mais acostumados em outros gêneros, em papeis-chave da história.

A produção também é eficaz em provocar medo a partir de imagens muito bem concebidas, muitas das quais você pode conferir no trailer já disponível na web. Aquele clima gótico, escuro, cheio de estilo e a tensão crescente de terror psicológico tornam este o melhor exemplar da franquia desde o filme original, que em breve completa 50 anos.

É claro que terror não cativa a todos, mas dentro de mim ainda mora o menino que, ainda bem pequeno, recém-alfabetizado, descobriu nas bibliotecas da escola os livros de terror - que muito provavelmente não eram indicados para sua idade - e viciou na leitura e no gênero. Sou fã, gosto inclusive de muitos filmes que mais fazem rir do que metem medo e quando encontro um filme que leva a sério a arte de meter medo, muito mais difícil do que fazer rir ou chorar, fico bem feliz.

Além dos astros já citados, o elenco conta com Nell Tiger Free (de Servant), Tawfeek Barhom e Ralph Ineson, entre outros. A direção é de Arkasha Stevenson, com roteiro do próprio diretor ao lado de Tim Smith e Keith Thomas e uma história de Ben Jacoby baseada na obra de David Seltzer.

Não deixe de ver se você também curte terror/horror, até porque é bastante provável que A Primeira Profecia seja o início de um reboot de toda a saga e que as outras histórias, já contadas, também ganhem novas versões com rostos contemporâneos e os recursos técnicos atuais. Se assim for, é um começo muito bem sucedido e nos filmes seguintes veremos Damien nascer, ser “encaixado” em uma poderosa e rica família americana, crescer para descobrir sua origem e missão, desenvolver seu potencial diabólico e assumir os negócios da família, ficando assim em posição de iniciar o Armageddon. Terrorzão dos bons!

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes conforme nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.