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Terça-feira

11 de Agosto de 2020

Veja dicas de como manter a saúde emocional em tempos de quarentena

Alimentação saudável, boa noite de sono, rotina de atividades físicas e (muita) cultura podem ser seus aliados nesse momento de isolamento social

Manter-se no isolamento social forçado para evitar a rápida escalada na circulação do novo coronavírus e superlotação na rede pública de saúde não é fácil. E em tempos de nervos à flor da pele, manter a saúde mental em dia é necessário para a qualidade de vida e suportar a realidade.

É aquela antiga citação passada de geração a geração desde o Império Romano: “corpo são, mente sã”. Para auxiliar a manter a cabeça no lugar e suportar com um pouco mais de leveza as novas condições de normalidades, algumas dicas podem ser incorporadas no dia a dia para a melhora da qualidade.  

Vamos a elas: 

Cuide da alimentação 

Comer bem e de forma equilibrada não tem a ver apenas com a boa forma física, mas em manter a cabeça em harmonia. Opte por um cardápio variado e equilibrado. E, claro, ninguém é de ferro: não se prive de comer, com moderação, aquela guloseima que tanto gosta. 

Exercício físico, seu aliado 

Os benefícios da prática de atividades físicas vão além de um corpo definido. Bastam menos de 30 minutos diários de atividade, cinco vezes por semana, para reduzir o risco de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes e colesterol alto. Colocar o corpo em movimento de forma regular também contribui para a saúde emocional.  

Aproveite o tempo livre com cultura 

Colocar a leitura em dia, ouvir os discos que só estão acumulando poeira na prateira, rever clássicos do cinema ou aquela comédia romântica tipo 'Sessão da Tarde' podem ser um aliado. Use o tempo extra para retomar antigos hobbies, como costurar, pintar, tricotar e toda a gama de trabalhos manuais. Aproveite o tempo para fazer atividades prazerosas. 

Estudo em dias 

Nada melhor que atualizar o currículo com uma nova habilidade aprendida. Comece novos cursos online. Há uma variedade de serviços gratuitos que podem ser um trampolim para a sua carreira. 

Casa limpa e em ordem 

Além de contribuir que o novo coronavírus fique bem longe de seu lar, a limpeza faz com que você se movimente. E não há nada mais prazeroso que tudo limpinho e organizado. Comece pequeno. Divida tarefas em ações curtas. Esse é o caminho para a realização de outras tarefas maiores.  

Rotina  

Mantenha, na medida do possível, a rotina de antes e inclua novos hábitos na vida pessoal e familiar. Tente acordar, ter uma alimentação saudável e fazer suas coisas no mesmo horário de sempre.

De olho no sono 

É muito importante dormir bem. Noites mal dormidas colaboram para agravar os transtornos emocionais e ansiedade. 

Seja realista, mas nada de pânico  

Tenha sempre em mente que isso tudo é temporário. Adote pensamentos de esperança e otimismo, mesmo que a situação não esteja favorável. O estresse diário pode comprometer a sua saúde, pois ele é capaz de alterar o funcionamento do organismo, comprometer a qualidade do sono e afetar a sua alimentação.  

Seja útil 

Pode ser que um vizinho mais velho precisa que alguém faça as compras do mês ou ir à farmácia. Seja essa pessoa. Também há diversas ferramentas online ou formas de ajudar o próximo. Ato de caridade faz bem para quem recebe, e ainda mais para quem o executa. Seja você parte da mudança que deseja no mundo. 

Juntos, mas separados  

Não se isole. Mesmo a distância, procure interagir com seus familiares e amigos. Com calma, amor e solidariedade vamos superar esse momento. 

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