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Sábado

30 de Maio de 2020

Alongamento é indicado para todas as idades; veja como se mexer!

Atividade física melhora a disposição e deve ser praticada por atletas e sedentários

A ordem é alongar! Crianças, adultos e idosos, sedentários e atletas, ao acordar, antes - e depois - da atividade física, no trabalho, em casa e sempre que puder. Para melhorar a flexibilidade, ou seja, dar aquela esticada no corpo, o segredo é apostar em um bom alongamento.

Além de melhorar o desempenho e a disposição, o alongamento é ideal para quem pensa em uma atividade a longo prazo. “Ele pode ser feito isoladamente ou como complemento de alguma outra atividade. O importante é não deixar de fazê-lo”, explica a educadora física Renata Bastos.

Ela explica que o ideal é começar a prática com crianças pequenas. Dessa forma, a pessoa cresce com esse hábito e disposta a fazer com que ele esteja presente na sua vida.

“O alongamento é um assunto sério e ainda mais nos casos em que se faz atividade física. Se alongar faz com que aconteça um estiramento das fibras musculares. Por isso acontece o ganho da flexibilidade”, diz Renata.

O ortopedista Marcos Antonio Lopes explica que o afastamento do músculo de um ponto ao outro dá mais agilidade e aumenta a elasticidade. “O movimento é feito com muito mais amplitude se a pessoa faz alongamento”.

Quem pode

As pessoas que têm flexibilidade ruim não só podem, mas devem se esticar. “É um treino e a evolução vem aos poucos. O importante é praticar. Com o tempo, você verá grandes e incríveis resultados”.

E, para quem pensa que existe um só tipo de alongamento, o professor de Educação Física Denis Sampaio explica que tem uma infinidade de jeitos de se alongar. Cada uma para um tipo de pessoa.

“Costumo dizer que o limite é a dor. Cada pessoa sentirá quando atingiu o seu máximo. O importante é respeitar o seu corpo. A ideia não é ficar dolorido depois da atividade”.

Ele explica ainda que ter atenção à respiração é fundamental. “É a melhor forma de manter uma boa oxigenação do corpo. Expirar ajuda a relaxar e por isso sempre digo aos meus alunos que façam isso”.

Como fazer

A ortopedista Raquel Santos diz que o alongamento melhora ainda a postura e diminui a tensão muscular. Parar por alguns minutos no trabalho e se dedicar a alguns movimentos pode ser a cura para as suas dores depois de horas sentado na cadeira.

“Uma pausa de 10 minutos é suficiente na maioria dos casos. É importante procurar um profissional e lembrar que devem ser alongados costas, peitoral, posterior das coxas e glúteo. Eles são os que mais contribuem para os movimentos”.

Veja onde se alongar na região:

Itanhaém
> Grupo de 3ª Idade Conviver (Rua Sebastião das Dores, 29, na Praia dos Pescadores)
-  Para maiores de 50 anos
- O alongamento acontece às terças e quintas
- Tem ainda caminhada até a praia, onde acontecem diversas atividades sempre às segundas e quartas. Uma delas é o alongamento
- Basta ir à sede do grupo com RG, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4

> Vida Loty (Rua Thaís, 114, Loty)
- Aberto para todas as idades
- O alongamento acontece às segundas, quartas e sextas
- Compareça ao local com cópia e original do RG, CPF e comprovante de residência. Além disso, é necessário preencher uma ficha

> Associação Viver Bem (Avenida Peruíbe, 212, na Praia do Sonho)
- A partir dos 50 anos
- Alongamento às quintas
- No local, leve foto 3x4, preencha uma ficha e pague a taxa de R$15,00 por mês

Guarujá
> Nas praias
- Alongamento de graça nas praias do Tombo (ao lado do Palanque do Surf), das Pitangueiras (na Praça das Bandeiras) e da Enseada (em frente ao Tejereba) e no Posto 1 do Corpo de Bombeiros
- Basta fazer a inscrição no local que optar, diretamente com os professores. Todas as aulas são realizadas de segunda a sexta, a partir das 8h

> Nos Centros de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caecs)
- As inscrições devem ser feitas de 18 a 20 de fevereiro direto nas unidades, das 8 às 12h
- Leve cópias do comprovante de residência, documento de identificação (RG ou certidão de nascimento), atestado médico (obrigatório para práticas esportivas) e uma foto 3x4
- A idade mínima exigida é de 7 anos

> Nos Centros de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caecs)
- Márcia Regina dos Santos (Av. Mário Daige, 1.440, Jardim Boa Esperança)
- Professor Carlos César Fernandes Garcia (Rua Iracema, s/nº, Parque Enseada)
- Capitão Dante Sinópoli (Alameda Dracena, 513, na Vila Áurea, em Vicente Carvalho)
- Cornélio da Conceição Pacheco (Rua do Bosque, s/nº, Maré Mansa)
- Vereador André Luiz Gonzalez (Travessa 268, quadra 77, no Morrinhos II)
- Isabel Ortega de Souza (Av. Manoel da Cruz Michael, 333, no Santa Rosa)
- João Paulo II (Rua Engenheiro Silvio Fernandes Lopes, 281, Pae Cará, em Vicente de Carvalho)

Santos
> Arena Santos (Av. Rangel Pestana, 184, Vila Mathias)
- Aulas de alongamento segundas e quartas, das 8 às 9, das 9 às 10h e das 10 às 11h. 
Já às quartas e sextas, das 10 às 11h

> Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste (Rua Fausto Felício Brusarosco, s/no, Castelo)
- Alongamento terças e quintas, das 9 às 10h, das 18 às 19h, das 19 às 20h e das 20 às 21h

> Centro Esportivo e Recreativo M. Nascimento Jr (Rua João Fracarolli, s/nº, Bom Retiro)
- Alongamentos às terças e quintas, das 11 às 12h e das 16 às
17h. Quartas e sextas, das 9 às 10h e das 14 às 15h

> Centro Esportivo e Recreativo Rebouças (Praça Eng. José Rebouças, s/no, Ponta da Praia)
- Aulas de alongamento terças e quintas, das 7 às 8h, das 8 às 9h e das 9 às 10h. Quartas e sextas, das 16 às 17h e das 17 às 18h

> Ceconv Manuel Mathias (Rua 6, Morro do José Menino)
- Alongamento para a terceira idade às segundas e quartas, das 10h às 11h30

> Associação Beneficente Osvaldo de Rosis (Praça Primeiro de Maio, s/nº, Ponta da Praia)
- Aulas de alongamento terças e quintas, das 7 às 8h, das 10 às 11h e das 16 às 17h. Quartas e sextas, das 7 às 8h

São Vicente
- As inscrições devem ser feitas diretamente nas secretarias dos equipamentos abaixo
- Leve RG, comprovante de residência; exame médico para pessoas acima de 65 anos (se menor de 18 anos, apresente autorização dos pais ou responsáveis e é necessário estar matriculado na rede de ensino)
- Atividades a partir dos 12 anos

> Ginásio Poliesportivo José Ramos - Dondinho (Travessa do Parque, 1.000, Catiapoã)
- Terças e quintas, das 7 às 8h e das 8 às 9h.

> Centro Esportivo Beija-Flor (Rua Polydoro de Oliveira Bittencourt, 233, Vila Margarida)
- Terças e quintas, das 7 às 8h, das 8 às 9h, das 16 às 17h e das 17 às 18h

> Complexo Esportivo Bitaru (Rua José Gonçalves Paim, 238, Bitaru)
- Terças e quintas, das 8 às 9h, das 9 às 10h, das 10 às 11h e das 16 às 17h

> Quadra da Praça Vitória (esquina da Rua Vereador Pires de Campos com Av. Monteiro Lobato, Vila São Jorge)
- Quartas e sextas, das 8 às 9h

> Ginásio Poliesportivo Luiz Gonzaga (Praça dos Ambientalistas, Jardim Rio Branco)
- Terças e quintas, das 15 às 16h

> Escola de Esportes Maria dos Remédios (Av. Getúlio Vargas, 1, Gonzaguinha)
- Terças e quintas, das 7 às 8h20 e das 8h30 às 9h

> Complexo Recreativo Esportivo e Cultural Manoel Alves Barreto (Av. Martins Fontes, 735, Catiapoã)
-  Segundas, quartas e sextas, das 14 às 15h

Praia Grande
> Nas nove Academias de Saúde da Cidade que estão em área anexa às Usafas
- Academia da Saúde São Jorge (Av. dos Trabalhadores, 4.242, Antártica)
- Academia da Saúde Antártica (Rua Samuel Aunweor, s/nº, Antártica)
- Academia da Saúde Samambaia (Av. das Araucárias, s/nº, Samambaia)
- Academia da Saúde Aloha (Rua Walter Feliciano, s/nº, Nova Mirim)
- Academia da Saúde Ocian (Rua José Jorge, s/nº, Ocian)
- Academia da Saúde Santa Marina (Rua Particular Anhanguera, Anhanguera)
- Academia da Saúde Esmeralda II (Rua Hugo de Carvalho Ramos, s/nº, Esmeralda)
- Academia da Saúde Melvi (Rua Leopoldo Augusto Miguez, 702, Melvi)
- Academia da Saúde Maracanã (Rua César Rodrigues, s/no, Maracanã)

Peruíbe
> Academia da Saúde (Praça Central do Bairro VL. Romar)
- Alongamento às terças e quintas, das 10 às 11h

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