Fim de semana deve ser nublado no litoral de SP

Meteorologista explica fenômenos que atingiram a Cidade nesta semana

Por: ATribuna.com.br  -  28/09/23  -  19:46
Atualizado em 28/09/23 - 22:15
O tempo chuvoso atingiu a Baixada Santista nesta semana
O tempo chuvoso atingiu a Baixada Santista nesta semana   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Diferente do início da semana, o tempo acordou mais frio nesta quinta-feira (28). O vaivém dos termômetros deixa o morador da Baixada Santista confuso: afinal, a chuva vai persistir? É possível esperar temperaturas mais altas já no início de outubro?


Em entrevista para A Tribuna, a meteorologista Heloisa Pereira, da Ampere Consultoria, lembra que grande parte do Brasil ficou seca e bem quente nos últimos dias. Do início ao meio de setembro, o litoral de São Paulo sofreu influência de um bloqueio atmosférico formado no Pacífico Sul, o que aumentou as temperaturas.


O bloqueio teve fim e, nesta quinta, uma frente fria avançou pelo Centro-Sul do país. Isso fez com que a Baixada Santista se distanciasse do pico de calor que encheu as praias no último fim de semana.


Tempo fechado e muitas nuvens

De acordo com o Instituto Climatempo, a previsão é de que as máximas atinjam 25°C nesta sexta-feira (29). No sábado (30), os termômetros devem registrar entre 19°C e 28°C.


“Santos fica em uma região litorânea. Então, vamos ter uma influência muito forte de ventos úmidos que sopram do mar contra a costa nos próximos dias. A tendência, para fechar o mês de setembro e abrir o de outubro, é de bastante nebulosidade. Alguns momentos de chuva intermitente, aquela chuvinha fina, em forma de pancadas isoladas, também”, diz.


“A questão dos ventos úmidos é uma situação pós-frontal, eu diria. Primeiro por estarmos no litoral. E, depois da passagem de uma frente fria, vem uma área de alta pressão. Essa alta pressão joga umidade contra a costa. É como se fizesse uma ‘pista’ de ventos em direção à costa”, acrescenta a especialista.


Heloisa explica que, durante todo o fim de semana e pelo menos até segunda-feira (2), o tempo ficará mais fechado devido aos ventos e uma nova área de baixa pressão em alto mar, formada no Sul e Sudeste brasileiros.


Ainda segundo o Climatempo, a previsão para o domingo (31) é de mínimas de 20°C e máximas de 26°C. Já na segunda, 19°C a 25°C. A meteorologista diz que deve haver chuva um pouco mais expressiva entre a tarde de domingo e a madrugada de segunda.


Outubro vai ser quente?

Em cidades do interior e na capital de São Paulo, as temperaturas devem ficar mais altas já nos próximos dias. Para se ter ideia, municípios como Bauru devem ultrapassar os 30°C.


Apesar do hiato chuvoso, a especialista aposta que o mês de outubro pode voltar a registrar tempo quente na Baixada Santista. Ainda não é possível dizer exatamente quando a chuva dará adeus.


“Geralmente, achamos que as máximas mais elevadas são no verão, mas os históricos mostram que o calor mais intenso muitas vezes já acontece na primavera, mesmo. Então, não estão descartadas novas ondas de calor”, adianta.


Logo A Tribuna
Newsletter