Habitação em Cubatão é tema central de debate no próximo dia 17

No Summit Cubatão, técnicos e autoridades abordarão novos conceitos reunidos em dois projetos inovadores no Município

Por: ATribuna.com.br  -  04/04/24  -  08:32
Atualizado em 08/04/24 - 18:44
Urbanização da Vila Esperança é um dos trabalhos desenvolvidos pela Administração Municipal para reduzir o déficit habitacional cubatense
Urbanização da Vila Esperança é um dos trabalhos desenvolvidos pela Administração Municipal para reduzir o déficit habitacional cubatense   Foto: Thiego Barbosa/PMC

Não é só entregar as chaves da nova moradia popular e esperar que as famílias que ocupam áreas irregulares ou de risco se mudem. Para que essa mudança ocorra de forma a proporcionar mais qualidade de vida e mais acesso a itens básicos como educação, renda e saúde, é preciso conhecer o perfil socioeconômico dos núcleos a serem encerrados.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


É com esse modelo que a Prefeitura de Cubatão começou a trabalhar o fim do déficit habitacional em dois dos mais recentes projetos habitacionais do município, nos núcleos Vila dos Pescadores e Vila Esperança. Juntos, eles representam 26,4% dos cerca de 112 mil habitantes da Cidade. A Vila Esperança tem 19.283 residentes e 7.898 moradias, e a Vila dos Pescadores, 10.470 moradores e 4.373 edificações.


Para chegar a esses dados, a Prefeitura promoveu amplo levantamento censitário nos núcleos, obtendo dados inéditos sobre o perfil das famílias, incluindo informações sobre escolaridade, renda, acesso a rede de saúde, origem da água consumida e a forma como o esgoto é tratado.


Esses dados vêm servindo para que os projetos habitacionais em curso ofereçam serviços e infraestrutura que melhore os indicadores sociais do Município. Serão apresentados pela secretária de Habitação, Andrea Maria de Castro.


Outros painéis
O Summit Cubatão também abordará a relação da Cidade com o Polo Petroquímico e os incentivos fiscais que a Prefeitura oferece para que novos negócios se instalem.


A sustentabilidade será o outro eixo do summit, evidenciando o esforço para manter a qualidade ambiental no Município e, também, a oportunidade para que empresas voltadas à geração de energia limpa se instalem na Cidade, tendo como consumidor o próprio Polo Industrial.


As inscrições para o Summit Cubatão estão abertas, mas são limitadas. Podem ser feitas pela internet. O auditório do Grupo Tribuna fica na Rua João Pessoa, 350, no Paquetá, em Santos.


Logo A Tribuna
Newsletter