Seminário Porto & Mar debaterá desestatização no Porto de Santos

Evento, que ocorrerá no próximo dia 21, discutirá as relações entre empresas, trabalhadores e nova gestão

Por: Maurício MartinsDa Redação  -  12/09/21  -  08:39
Atualizado em 15/09/21 - 17:14
 Entre os palestrantes, estará a diretora da Antaq, Flávia Takafashi
Entre os palestrantes, estará a diretora da Antaq, Flávia Takafashi   Foto: Divulgação

A regulação das relações entre empresas, trabalhadores e a nova gestão do Porto de Santos será o primeiro tema de debates do 2º Encontro Porto & Mar 2021, que será promovido pelo Grupo Tribuna no auditório de seu edifício-sede. Entre os palestrantes, estará a diretora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) Flávia Takafashi. O evento será realizado no dia 21, das 14 às 18 horas. As inscrições estão abertas para a transmissão on-line.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Nesta edição, o Encontro Porto & Mar terá como tema central a desestatização da Autoridade Portuária de Santos, responsável pela administração do cais santista. Representantes de diversos segmentos debaterão, durante toda a tarde, os impactos da concessão da empresa à iniciativa privada.


Após o processo de desestatização, o setor portuário passará por intensas transformações. Os contratos de arrendamento que hoje são firmados entre o Governo Federal e as empresas passarão por uma adaptação já anunciada pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários.


Segundo o órgão, as obrigações já assumidas pela estatal em contratos com fornecedores e empregados não serão alteradas. A concessionária irá assumir imediatamente a posição da União, não restando vínculo entre os arrendatários e o poder concedente.


Esta nova empresa deverá respeitar os termos e condições previstos nos arrendamentos e observar o procedimento previsto no contrato de concessão para adaptação e transição.


Além da diretora da Antaq, participarão desses debates o presidente da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar), Marcelo Neri, o vice-presidente sênior da Agco Corporation, Luís Fernando Felli, além dos advogados Lucas Navarro Prado e Cássio Lourenço.


Sequência
Às 15h45, as atenções se voltarão para a segurança jurídica após o processo de desestatização da administração do Porto de Santos. O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, é presença confirmada. O tema também será debatido por representantes de entidades do setor.


Mão de obra é o tema do terceiro painel do dia. Entre outros especialistas, o debate contará com a presença do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP), Celso Peel Furtado de Oliveira, e do diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da Autoridade Portuária de Santos, Bruno Stupello, além do presidente da Federação Nacional dos Estivadores (FNE), José Adilson Pereira.


Às 16h15, o evento vai abordar a competitividade e o futuro dos portos desestatizados. Sobre o tema, haverá uma apresentação do presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro, e debate com outros executivos.


Entre eles, estão o superintendente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Cleverson Aroeira, e a diretora da Secretária de Parcerias em Transportes do Programa de Parcerias em Investimento (PPI), do Ministério da Economia, Ana Luiza Sales.


Inscrições
As inscrições são gratuitas para o 2º Encontro Porto & Mar 2021. Basta acessar este site e se cadastrar para a modalidade on-line até o próximo dia 19.


O evento será transmitido por meio do aplicativo Zoom Cloud Meeting e para participar é necessário baixar o app na loja virtual do seu celular, tablet ou computador (caso ainda não tenha utilizado). O link e senha de acesso da sala virtual serão enviados por e-mail um dia antes do evento.


Logo A Tribuna
Newsletter