Seminário Porto & Mar analisa desestatização da administração dos portos de Santos e São Sebastião

O tema será debatido em evento que ocorre nesta terça (1º) no Santos Convention Center

Por: Fernanda Balbino & Da Redação &  -  01/12/20  -  12:42
O tema será debatido em evento que ocorre nesta terça (1º)
O tema será debatido em evento que ocorre nesta terça (1º)   Foto: Carlos Nogueira/AT

Dois meses após o início dos estudos para a desestatização da administração dos portos de Santos e São Sebastião, a fase é de diagnóstico de problemas. Esta etapa vai até março do ano que vem e é fundamental para a definição do melhor modelo de exploração dos complexos portuários. O tema será debatido nesta terça (1º), às 9h30, no Porto & Mar 2020 – Seminário A Tribuna para o Desenvolvimento do Porto de Santos, com a participação do secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Realização do Grupo Tribuna, o Porto & Mar 2020 começa às 9 horas, no Santos Convention Center, com a solenidade de abertura. Na sequência, ocorrerá o painel O futuro do Porto de Santos: desestatização e novos investimentos.


O projeto de deses-tatização da administração dos dois portos é um dos mais importantes e uma das principais metas do Governo Federal. A ideia é garantir governança e flexibilidade para investimentos privados, necessários para garantir o atendimento da demanda. A atual etapa definirá o melhor modelo de exploração dos dois portos. 


Os estudos são coordenados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que contratou o consórcio Dagnl para a tarefa. O Dagnl tem como líder a DTA Engenharia e conta com as empresas Alvarez e Marçal Consultoria em Engenharia, Garín Infraestrutura Assessoria e Participações Ltda e os escritórios de advocacia Lobo & De Rizzo e Navarro Prado. Nesta etapa, cabe ao consórcio o levantamento dos principais problemas dos dois complexos portuários. Eles incluem questões de infraestrutura, meio ambiente e até de processos judiciais, trabalhistas ou cíveis. 


Esses passivos, que são problemas antigos da Autoridade Portuária de Santos, novo nome da Companhia Docas do Estado de São Paulo, a Codesp, estão entre as questões levantadas pelos especialistas como um ponto de atenção no processo de desestatização. 


Durante o Porto & Mar 2020, para discutir esse assunto, também estará presentes o presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), Sérgio Aquino, e chefe do Departamento de Estruturação de Projetos no Setor Portuário do BNDES, Eduardo Costa. 


O Porto & Mar 2020 - Seminário A Tribuna para o Desenvolvimento do Porto de Santos será realizado no Santos Convention Center, na Praça Almirante Gago Coutinho, 29, na Ponta da Praia.


Logo A Tribuna
Newsletter