Evento em Santos destaca papel do porto para expansão do agronegócio no Brasil

Debates do 2º Encontro Porto & Mar 2022 foram realizados na tarde desta terça-feira (8) no auditório do Grupo Tribuna

Por: Anderson Firmino  -  08/11/22  -  21:52
Atualizado em 08/11/22 - 22:03
Encontro Porto & Mar foi o último do ano e trouxe excelentes perspectivas para o setor
Encontro Porto & Mar foi o último do ano e trouxe excelentes perspectivas para o setor   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Um porto competitivo, que ajude na expansão do agronegócio, uma das molas propulsoras da economia do Brasil. Esse é o recado deixado pelos debates no 2º Encontro Porto & Mar, realizado na tarde desta terça-feira (8) no auditório do Grupo Tribuna. Empresários, autoridades e profissionais do setor participaram do encontro, o último do ano.


Para o ex-secretário de política agrícolas do Ministério da Agricultura e diretor da Wedekin Consultoria, Ivan Wedekin, o Porto de Santos é essencial para agronegócio. "Cerca de 50% da exportação de milho passa por aqui. O agro é cliente do Porto e depende da sua eficiência", afirma.


Para ele, o principal desafio está nos gargalos logísticos a serem enfrentados. "Quanto mais eficiente for a infraestrutura brasileira, não apenas nos Portos, mais competitivo será o agronegócio e, por isso, mais benéfico para o País", sustenta.


Presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), Sérgio Aquino avalia que um dos desafios da gestão do Porto de Santos é a manutenção dos critérios técnicos nas posições de comando.


"Isto a gente pode dizer, quando estamos falando do nosso governo, que não chega a ser novidade. Quando o Governo Lula criou a Secretaria de Portos, em 2007, com o ministro Pedro Brito, também tivemos nomeações técnicas. Não é uma afronta ideológica falar sobre isso, porque é uma questão de manter um conceito de que empresa pública não é uma empresa política", afirma.


Ministro


Participando de modo remoto do encontro, por meio de um vídeo gravado, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, destacou a importância do agronegócio para a economia do Brasil e do Porto de Santos como elemento fundamental para escoamento das safras cada vez maiores.


"O Brasil é um dos líderes mundiais de produção e exportação de vários produtos agropecuários. E o Porto de Santos tem papel fundamental no escoamento do agro. Além disso, chegam por aqui dois insumos necessários a esse negócio: adubo e fertilizantes", complementa.


Logo A Tribuna
Newsletter