Comitiva brasileira conhece tecnologia israelense para tornar portos e logística mais eficientes

Inovações para operação de carga, segurança da informação e solução de gargalos impressionam empresários e autoridades

Por: Rodrigo Nardelli, enviado especial a Israel  -  30/05/23  -  07:24
Em Israel, o setor portuário é um grande adepto das inovações que surgiram no país nas últimas décadas
Em Israel, o setor portuário é um grande adepto das inovações que surgiram no país nas últimas décadas   Foto: Rodrigo Nardelli

A comitiva brasileira da Missão Internacional Porto & Mar Brasil-Israel 2023, organizada pelo Grupo Tribuna, se reuniu nesta segunda-feira (29), em Tel Aviv, com representantes de 13 startups israelenses a fim de conhecer soluções tecnológicas que podem tornar os portos e a cadeia logística de comércio exterior mais eficientes. Inovações para operações de cargas, segurança da informação e soluções de gargalos chamaram a atenção de empresários e autoridades.


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Para o encontro, que integrou o segundo dia de agenda no Oriente Médio, foram organizadas seis mesas redondas, cada uma com capacidade para cerca de dez pessoas. Representantes de 13 startups israelenses que atuam em diferentes áreas apresentaram suas inovações tecnológicas aos brasileiros.


Participaram do encontro empreendedores especializados em softwares para gerenciar empresas, profissionais especializados em segurança contra ataques pela internet, startup com tecnologia voltada a veículos autônomos de baixa velocidade e uma empresa que utiliza materiais orgânicos para reduzir a oxidação de peças e equipamentos, provocada por maresia.


Objetivos
Conforme os israelenses, entre os objetivos destas inovações está a redução de riscos e despesas, além de otimizar os recursos já existentes, mas o foco principal dos sistemas desenvolvidos é a segurança.


Um ataque pode interromper o trabalho de uma empresa por horas e até dias. O que, no caso da atividade portuária, geraria um prejuízo milionário.


Uma das startups é focada em ajudar companhias que sofreram ataques virtuais. Outra, em validação de segurança, ou seja, ela mesmo ataca o próprio ambiente para identificar as áreas vulneráveis e corrigir os defeitos, aumentando a segurança.


Porto de Ashdod é o mais moderno e aumentou a capacidade portuária de Israel
Porto de Ashdod é o mais moderno e aumentou a capacidade portuária de Israel   Foto: Divulgação

Tecnologia
A tecnologia voltada à segurança chamou a atenção do diretor-presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva, que integra a Missão Internacional Porto & Mar Brasil-Israel 2023.


“Hoje (segunda-feira), nós vimos uma empresa que, por meio de um software, consegue em seis horas fazer um teste de vulnerabilidade. Tanto no sistema operacional quanto no sistema administrativo. Então, isso é bem interessante porque as empresas que atuam nisso hoje levam dias, às vezes”.


Mas, Jesualdo também destacou as inovações em tecnologia para as operações portuárias que podem tornar terminais mais eficientes. “Uma empresa aqui mostrou uma forma de melhorar o gerenciamento de sistemas, de contêineres, de uma tal forma que quando o navio chegar o terminal esteja preparado para garantir a produtividade”.


Cadeia logística
O presidente da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar), Marcelo Neri, lembrou da importância dos navios e dos portos para a cadeia logística de suprimentos.


“O porto tem uma função imprescindível. E esta parte de inovação e tecnologia é magnífica para mitigar os gargalos. Por quê? Porque o usuário do porto quer diminuir o tempo de transporte da mercadoria, do seu produto, quer que o navio fique menos tempo no porto e que a carga fique menos tempo dentro do armazém. A tecnologia é um acelerador para o negócio”.


Neri também falou que a troca de informações entre os empresários e as startups permite identificar mais soluções. Ele achou interessante um sistema de monitoramento por câmeras para a segurança da navegação e sugeriu o aprimoramento da tecnologia para que o dono da carga acompanhe a movimentação.


“Posso estar em São Paulo, no Rio de Janeiro, ou mesmo em outro país, eu estou vendo a movimentação em tempo real com relatórios, gastos e a estatística. Eu perguntei para ele se seria adaptável e ele disse que a ideia é boa”.


Opiniões


À esquerda, o diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva, que destacou a importância da tecnologia para a eficiência das operações nos terminais. À direita, o presidente da Fenamar, Marcelo Neri, lembrou da importância dos navios e dos portos para a cadeia logística de suprimentos
À esquerda, o diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva, que destacou a importância da tecnologia para a eficiência das operações nos terminais. À direita, o presidente da Fenamar, Marcelo Neri, lembrou da importância dos navios e dos portos para a cadeia logística de suprimentos   Foto: Rodrigo Nardelli

“Mais de 96% de todo o comércio internacional brasileiro é feito pelo sistema portuário. Então, nós temos a obrigação de sempre tornar esse ambiente o mais desenvolvido possível, o mais performático possível. Isso passa por trocas de experiências”
Jesualdo Silva
Diretor-presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP)

“Israel é considerado um dos países mais inovadores do mundo, em especial em cibersegurança. No Brasil, hoje, os sistemas de segurança são importantes para a questão de roubos de carga. O porto não tem quer olhar só para si, mas para o resto da cadeia”
Marcelo Neri
Presidente da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar)


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