Avanços de Israel são destacados em roteiro para comitiva brasileira

Centro criado pelo ex-presidente e ex-premiê Shimon Peres valoriza cultura da inovação

Por: Rodrigo Nardelli, enviado especial a Israel  -  29/05/23  -  08:05
Atualizado em 29/05/23 - 20:16
Peres Center for Peace and Inovation fica às margens do Mediterrâneo
Peres Center for Peace and Inovation fica às margens do Mediterrâneo   Foto: Rodrigo Nardelli / AT

O primeiro dia de atividades da Missão Internacional Porto & Mar Brasil-Israel 2023, neste domingo (28), reuniu autoridades e empresários dos dois países e foi marcado pelo intenso contato com os avanços tecnológicos promovidos por Israel nas últimas décadas. Em agenda organizada pelo Grupo Tribuna, também houve, em Tel Aviv, a assinatura de importante acordo entre brasileiros e israelenses para estimular a inovação tecnológica nos portos brasileiros.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A comitiva brasileira começou a agenda de domingo visitando o Peres Center for Peace and Inovation, às margens do Mar Mediterrâneo. O centro é uma organização não governamental fundada pelo ex-presidente e ex-premiê de Israel Shimon Peres (1923-2016), que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1994. Na visita, é contada um pouco da história do político, de como ele pensava e das conquistas dos israelenses nas últimas décadas.


É preciso levar em conta que Israel vive em conflitos. O país de 75 anos tem um território menor que o do estado de Sergipe, carece de recursos hídricos e enfrenta guerras ao longo de sua história. Na visita ao Peres Center for Peace and Inovation, fica evidente o quanto Israel investe em soluções tecnológicas há anos. O aplicativo Waze e o pendrive USB, por exemplo, foram criados no país e hoje fazem parte da rotina de bilhões de pessoas em todos os continentes.


Dentre as novidades apresentadas à comitiva brasileira, foi destacada a carne de produção biológica, que pelas projeções dos israelenses estará até o ano de 2035 no mesmo preço dos produtos que são vendidos hoje no mercado.


Além de conhecer de perto projetos que deram certo, a comitiva teve contato com ferramentas tecnológicas que apresentavam projetos futuristas. Com a ajuda de óculos de realidade virtual, foi possível mergulhar em cenários do futuro, como pedir o próprio lanche de um jeito completamente diferente, por exemplo.


Investimento em soluções tecnológicas, priorizado há anos pelo governo de Israel, é destacado ao grupo
Investimento em soluções tecnológicas, priorizado há anos pelo governo de Israel, é destacado ao grupo   Foto: Rodrigo Nardelli / AT

“O Peres Center trabalha o convencimento social sobre a importância da inovação e o quanto ela impactará nas nossas vidas no futuro”, disse o empresário e apresentador do programa Porto 360°, da TV Tribuna, Maxwell Rodrigues.


Na assinatura da carta de intenções para a troca de tecnologias e inovações voltadas aos setores portuário e aeroportuário nacional, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, comentou sobre a superação do povo israelense ao longo de décadas e o enraizamento da cultura tecnológica e de inovação que pode trazer frutos ao Brasil, a partir do trabalho estimulado pelo Grupo Tribuna.


“O fato de, no Brasil, contarmos com sol o tempo todo, termos um clima bom e vivermos em um país pacificado, às vezes, não nos permite perceber o quanto fatores como esses podem fazer a diferença. Eles (israelenses) lidam com muitos problemas e, sem espaços físicos, precisam se especializar em tecnologia e avançaram bastante nisso. Se nós pudermos ter uma boa relação com eles, vamos focar nisso”.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter