Autoridades debatem os desafios operacionais para expansão do Porto de Santos

A apresentação do 1º painel do Encontro Porto & Mar 2021, na sede do Grupo Tribuna, aconteceu na tarde desta quarta

Por: ATribuna.com.br  -  16/06/21  -  17:11
 Encontro Porto & Mar debate os desafios operacionais para expansão do Porto de Santos
Encontro Porto & Mar debate os desafios operacionais para expansão do Porto de Santos   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Os desafios operacionais para a expansão do Porto de Santos foi o tema que debatido durante a apresentação do primeiro painel do Encontro Porto & Mar 2021, na sede do Grupo Tribuna, na tarde desta quarta-feira (16). A abertura do evento foi realizada pelo diretor-presidente do Jornal A Tribuna, Marcos Clemente Santini, que agradeceu a presença de todos que participam do evento presencial ou virtualmente.


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“Nos últimos anos, o porto tem sido palco de uma das maiores transformações já vividas em seus mais de 100 anos de existência. Da chegada de cargas ao Porto até seu embarque nos navios, todos os processos vêm se modernizando e sofrendo impactos inovadores da era digital. Pelo lado do setor público, vemos também movimentos importantes acontecendo: redefinições sobre o papel do estado e da iniciativa privada para que o porto continue sendo competitivo dentro e fora do Brasil.”


Santini reforçou a contribuição que o Grupo Tribuna pode dar a esse que é um dos mais relevantes segmentos da economia do País, o setor portuário.


Na composição da mesa participaram o mediador e responsável pelo projeto Porto 360, Maxwell Rodrigues; o editor do caderno Porto & Mar de A Tribuna, Leopoldo Figueiredo; o diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabio Lavor; o diretor de Logística na GM América do Sul, Neuton Togi Karassawa e João Almeida, da Rumo Logística.


Foram realizadas três palestras durante a apresentação do 1º painel. A primeira "Os desafios nas operações de fertilizantes" realizada pelo diretor de Compras Diretas na Yara International, Gustavo Zaitune. Segundo ele, em 2020 foram importadas um total de 33 milhões de toneladas de fertilizantes no Brasil, sem falar nas matérias-primas.


Na sequência, foi a vez do gerente executivo de Logística Internacional da JBS, Clóvis Wessling abordando os desafios nas operações de proteína animal.


Por fim, o diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, falou sobre os desafios nas operações de café.


"Qualquer sistema de produção ele tem a sua capacidade, na realidade, definida pelo seu elo. Isso significa que o Porto, dentro de uma cadeia de suprimentos, ele é quase um elo dessa cadeia, ele não pode ser tratado e gerenciado de uma forma independente, ele tem que ser olhado e tratado estrategicamente com uma visão sistêmica. Então basicamente o Porto, o Porto de Santos, que tem aí uma vocação por natureza de quase 30% de toda movimentação do país passa por esse porto. A representação desse porto para o país é estratégica", disse o diretor de Logística na GM América do Sul, Neuton Togi Karassawa.


O Diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabio Lavor disse à ATribuna.com.br que o primeiro painel abordou "pontos importantes que a gente vai levar para definir nossas políticas públicas e o próximo a mesma coisa."


Lavor parabenizou o Grupo Tribuna por mais uma excelente iniciativa. "O Grupo Tribuna sempre traz temas importantes do setor portuário e da logística do setor do Porto de Santos para nossa discussão. Isso é mérito do Grupo. Isso é muito importante, trazer atores do Governo Federal, atores das autoridades portuárias, autores do mercado, donos da carga que são quem precisa dessa logística. Então colocar todo mundo no mesmo ambiente para discutir de forma integrada, trazer os seus pontos e tentar convergir para os encaminhamentos é uma questão muito importante."


O diretor da Rumo Logística, João Almeida, reforçou a importância do Grupo Tribuna manter o evento Porto & Mar mesmo em um momento de pandemia e restrições. "A gente está em um momento muito importante de transformação de Santos por vários temas, não só o ferroviário, mas vários temas, terminais portuários fazendo investimentos grandiosos em termos financeiros e trazendo volumes, mais volumes de carga para Santos, gerando mais empregos, então eu classifico o Porto & Mar como um senso de responsabilidade que o Grupo Tribuna tem com a cidade e com o porto."


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