Empreender em Santos: boa gestão e valorização dos colaboradores são peças-chave

Empresários da região dão dicas e comentam sobre importância da fomentação da área

Por: ATribuna.com.br  -  11/03/24  -  15:37
Atualizado em 11/03/24 - 16:41
Santos está na 52ª posição no Índice de Cidades Empreendedoras
Santos está na 52ª posição no Índice de Cidades Empreendedoras   Foto: Virgínia Costa

A cidade de Santos trilha um caminho promissor na área do empreendedorismo, com a abertura de 1.290 novas empresas ao longo de 2023. Esse dinamismo levou Santos à 52ª posição no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), conforme dados da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) do Governo Federal.


Empreendedores não apenas criam novos comércios, mas também geram trabalhos, impulsionam a produtividade e contribuem para a diversificação econômica.


Dois empreendedores locais, Marcello Romiti, presidente da AngioCorpore, e Luís Augusto Gasparini, diretor da Mega Imagem, compartilharam suas visões durante o podcast Santos no Ar, um programa comandado pela jornalista Cláudia Duarte, com oferecimento da Prefeitura de Santos, dedicado a explorar e incentivar o empreendedorismo na região.


Assista ao podcast



Plano de negócios

Romiti destacou a importância do interesse de profissionais na empreitada empresarial e ressaltou a necessidade de um plano de negócios sólido.


Ele enfatizou: "É importante que o empreendedor faça um bom plano para avaliar todos os fatores positivos e negativos. Mesmo com um excelente plano, sempre aparecem surpresas, muitas vezes indesejáveis."


Marcello Romiti é presidente da AngioCorpore
Marcello Romiti é presidente da AngioCorpore   Foto: Reprodução

Luís Augusto Gasparini complementou, salientando que, apesar das incertezas nesta área, certos comportamentos podem aproximar alguém do sucesso.


Ele mencionou a importância da pesquisa de mercado, do mindset digital, e do uso eficiente de tecnologias e ferramentas de marketing digital. Para ele, a jornada do cliente e a valorização dos colaboradores são cruciais para gerar rentabilidade nas empresas.


Boa gestão e colaboradores

A boa gestão e o tratamento respeitoso da equipe são pilares fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento. Uma liderança eficaz vai além de simplesmente delegar tarefas; ela envolve a capacidade de inspirar, motivar e cultivar um ambiente de trabalho positivo.


“É preciso tratar o paciente como alguém da família, de forma sustentável. O colaborador precisa ter a estratégia e o propósito da empresa em mente. Para isso, é preciso oferecer um bom ambiente de trabalho a ele”, aponta Gasparini.


Luís Gasparini é diretor da Mega Imagem
Luís Gasparini é diretor da Mega Imagem   Foto: Divulgação

Apoio ao empreendedor

Sobre o projeto Santos no Ar, Romiti ressaltou: "A importância desse podcast sobre empreendedorismo é elucidar pessoas interessadas em empreender, auxiliando-os a construir seus negócios aqui na Baixada".


Gasparini acrescentou que projetos como o Santos no Ar, ao expor a prestação de serviços à população, são fundamentais para valorizar os serviços locais, fortalecer a economia do município e região, e até despertar o empreendedorismo nos moradores.


Onde assistir?

Os episódios do Podcast Santos no Ar estarão disponíveis no Spotify e YouTube a partir do dia 11 de março.


*Esse podcast é de responsabilidade da autora e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelo conteúdo veiculado neste espaço


Logo A Tribuna
Newsletter