2º Santos no Ar traz debate sobre gerações no empreendedorismo

Convidados ressaltaram a necessidade de entender as diferentes perspectivas das pessoas

Por: ATribuna.com.br  -  18/03/24  -  13:35
Atualizado em 18/03/24 - 18:52
Podcast está na segunda edição
Podcast está na segunda edição   Foto: Reprodução

No segundo programa do podcast Santos no Ar, apresentado pela jornalista Cláudia Duarte, o destaque foi a vivência empreendedora dos convidados. Os participantes da vez foram Christiane Lourenço, sócia-proprietária da Família Imóveis e jornalista, e Leonardo Delfino, empresário e colunista de A Tribuna.


Eles compartilharam suas experiências e visões sobre o empreendedorismo na cidade de Santos. Além disso, a dupla falou sobre as diferenças no perfil empreendedor nas diferentes gerações.


Clique aqui e assista ao programa completo


Falando sobre o início do seu perfil empreendedor, Christiane contou sobre sua transição de carreira, destacando os desafios e aprendizados ao migrar do jornalismo para a gestão de uma empresa familiar.


Christiane falou sobre sua trajetória no podcast
Christiane falou sobre sua trajetória no podcast   Foto: Reprodução

“Em 2018, vivia uma zona de conforto após 25 anos no jornalismo. Conhecendo a rotina do jornal, decidi empreender na empresa da minha família usando minhas habilidades jornalísticas na gestão”, contou. A empresária ressaltou que a transição não foi fácil, mas com planejamento e estudo, as coisas começaram a fluir.


Já Leonardo Delfino, com seus 29 anos e formação em administração e engenharia, trouxe sua visão sobre empreender. Ele destacou a importância de entender o mercado e buscar oportunidades, como fez ao desenvolver uma maquete 3D com realidade aumentada para imersão do comprador, visando um público jovem.


Novas gerações e colaboradores

Trazendo colaboradores mais novos no mercado como pauta, ambos os convidados destacaram a necessidade de compreender as diferentes perspectivas e necessidades de cada indivíduo.


Leonardo, sendo da geração Z, ressaltou os desafios mais comuns enfrentados por pessoas da sua faixa etária. “Lidamos com muitos problemas nas relações de recursos humanos e precisamos nos adaptar a todas as gerações para ter sucesso”.


Leonardo Delfino foi um dos convidados do 2º Santos no Ar
Leonardo Delfino foi um dos convidados do 2º Santos no Ar   Foto: Reprodução

Christiane salientou a significativa instabilidade enfrentada pelas novas gerações e a importância de entender em qual fase pessoal o colaborador se encontra. “Nem sempre as pessoas são multitarefas. A instabilidade é significativa no perfil de pessoas mais novas”, afirmou.


Empreendedorismo em Santos

Por fim, ao discutir o empreendedorismo em Santos, Leonardo expressou sua visão otimista sobre as oportunidades na cidade.


“Vejo muitas oportunidades em Santos. A construção civil é um caso de sucesso, e o porto está investindo muito em tecnologia. Em todas as áreas, se fizer o que gosta, encontrar oportunidades e inovar, há espaço”, ressaltou.


Christiane reforçou o pensamento do convidado e pontuou que “muitos jovens em Santos estão fazendo a diferença”, no mercado empreendedor.


Santos no Ar

Com insights valiosos e experiências compartilhadas, o segundo episódio do podcast ofereceu mais visões sobre o empreendedorismo na cidade, inspirando os ouvintes a explorarem novas oportunidades e inovarem em seus negócios.


A empresária convidada falou sobre a importância da criação de um programa voltado ao assunto. “Discutir empreendedorismo é muito importante porque isso gera renda, isso gera novos empregos, isso gera novos negócios para Santos”.


Já Leonardo se mostrou grato pelo convite. “Foi muito legal, é muito produtivo, estou feliz de ter feito parte e com certeza continuarei assistindo a todos os próximos episódios do programa”.


Onde assistir?

Além de poder conferir os episódios dentro do site de A Tribuna, o podcast Santos no Ar também estará disponível no Spotify e Youtube.


*Esse podcast é de responsabilidade da autora e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelo conteúdo veiculado neste espaço.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter