Jovens líderes de Santos aprendem sobre importância de uma boa oratória no meio dos negócios

Trinta participantes puderam conhecer técnicas para adotar uma comunicação assertiva, clara e eficaz

Por: Izabelly Fernandes  -  22/09/23  -  07:24
Atualizado em 22/09/23 - 13:50
Oratória foi o tema do segundo encontro de jovens lideranças
Oratória foi o tema do segundo encontro de jovens lideranças   Foto: Silvio Luiz/AT

“Uma boa comunicação é um cartão de visitas para os jovens líderes”, afirmou Cida Coelho, fonoaudióloga e uma das palestrantes do 2º Encontro de Jovens Lideranças. O evento ocorreu ontem, no auditório do Grupo Tribuna e reuniu 30 participantes que puderam aprender um pouco mais sobre técnicas para uma boa oratória no mercado empresarial.


Ter uma boa comunicação deixou de ser uma habilidade necessária somente para algumas profissões, de acordo com Coelho. Ela explica que as mudanças no mercado tornaram essa ferramenta essencial para qualquer cargo. “É preciso dominar essa habilidade para que a pessoa possa se expressar de uma maneira correta e eficaz. Isso é primordial para quem está começando. Não adianta você ter todo um conhecimento técnico e transmiti-lo de uma forma pobre e que não valorize aquilo que você está fazendo”, explica.


Em sua contribuição no encontro, a especialista apontou três chaves de recursos que podem ajudar os jovens líderes a assumirem atitude e presença comunicativa, que são eles: sonoros, visuais e mentais. “Com o recurso sonoro, eu consigo fazer com que a minha voz preencha todos os espaços, o visual diz respeito a minha postura, meus gestos, a forma como eu me expresso. Por último, o mental, é falar de uma maneira organizada, de uma forma que as pessoas entendam e também lembrem depois. Adotar esses três pontos faz toda a diferença.”


Outro ponto discutido pela palestrante foi a necessidade de um bom comunicador ser autêntico ao se expressar. “A dica é treinar dia a dia. Não falar de forma travada, respirar, deixar a voz sair, não se encolher, ficar com o corpo ereto e expandido nos discursos, com uma postura que demonstre conforto”, ressaltou Coelho.


Para contribuir com a troca de conhecimentos sobre oratória, o evento também contou com a presença do palestrante, psicopedagogo e coordenador da Vox2You Santos, Otavio Henrique de Oliveira, que falou sobre a contribuição da comunicação assertiva. Para ele, uma boa oratória traz bons resultados na venda de produtos e ideias.


“Demonstrar todo o seu potencial é uma das habilidades mais importantes do meio empresarial. Muitas vezes a pessoa até tem um bom conteúdo, mas não consegue expressá-lo da melhor forma e isso é primordial.” Para ele, o principal erro de quem está começando a assumir uma liderança no mercado é falar muito e não roteirizar as ideias. Uma forma de driblar isso, segundo o especialista, é utilizar técnicas de oratória de improviso, organizar as ideias e ser mais convincente nas palavras.


Bastidores
Leonardo Delfino, que é idealizador do evento, afirma que o tema foi escolhido devido a importância e a magnitude que a habilidade da oratória tem tomado no meio dos negócios. “Isso tem sido muito procurado pelos jovens, as novas gerações sempre têm um pouco mais de vergonha de falar em público, e com a oratória você encontra ferramentas para tentar driblar a vergonha e falar de forma clara e objetiva. Esse também é um dos pilares do negócio. Hoje tivemos um grande treinamento, para conseguir que essas lideranças tenham sucesso e saibam vender seus negócios por meio da ferramenta da comunicação.”


Ao final do evento, cada um dos participantes ainda tive um minuto e meio para aplicar as técnicas de oratória aprendidas e vender seus negócios. Uma experiência prática, que contribuiu para que os jovens pudessem exercitar todo conhecimento adquirido na noite.


Agenda
Agora os próximos passos serão em dois eventos. No dia 10 de outubro, a turma de jovens líderes fará uma visita externa a uma unidade do Mc Donald's, uma franquia parceira do evento. Já para o dia 28 de novembro, está marcado o 3º e último encontro.


Logo A Tribuna
Newsletter