Adolescentes da Fundação Casa apreendidos pela polícia falam sobre relação com a família; VÍDEO

Projeto traçou perfil dos internos em seis unidades da Baixada Santista

Por: ATribuna.com.br  -  19/10/21  -  19:08
 Os jovens foram alvo de uma ampla pesquisa desenvolvida pelo IPAT
Os jovens foram alvo de uma ampla pesquisa desenvolvida pelo IPAT   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A Tribuna publica nesta terça-feira (19) o terceiro vídeo da série sobre os internos da Fundação Casa, projeto desenvolvido pelo Grupo Tribuna a partir de dados e entrevistas feitas com os 245 internos nas seis unidades da Baixada Santista. Nesse terceiro episódio, os adolescentes falam sobre a relação com a família, os traumas e situações que envolvem o convívio com os pais, irmãos e avós.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Entre os dados colhidos pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT), alguns indicadores chamam a atenção. Entre eles, o fato de que quase 20% dos internos relataram não conhecer a figura do pai. Além disso, 60,7% deles viviam apenas com a mãe no momento em que foram apreendidos pela polícia.



O IPAT também identificou que 66% deles têm, na família, exemplos de pessoas que já foram presas ou cumpriram medida socioeducativa na Fundação Casa. Em 20% dos casos, o exemplo vem dos irmãos.


Os vídeos disponíveis no site integram um projeto maior do Grupo Tribuna, desenvolvido em agosto dentro das unidades de internação e semi-internação, que buscou traçar um perfil dos adolescentes internados.

Foram colhidas informações como onde e com quem moram, se estavam estudando antes de serem apreendidos, esportes preferidos, relação com o tráfico e como entraram para esse universo da criminalidade.


No próximo final de semana, será levado ao ar o quarto e último vídeo da série, abordando as perspectivas desses jovens sobre o futuro.


Logo A Tribuna
Newsletter