Iniciativa do Grupo Tribuna, Prêmio ESG abre votação popular entre os seis finalistas

Além do voto popular na internet, categorias empresa pública e privada serão premiadas

Por: ATribuna.com.br  -  07/03/23  -  07:23
Atualizado em 07/03/23 - 09:42
Revelação dos vencedores ocorrerá no dia 22 na Pinacoteca Benedicto Calixto
Revelação dos vencedores ocorrerá no dia 22 na Pinacoteca Benedicto Calixto   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Seis projetos, desenvolvidos por empresas públicas e privadas, estão concorrendo na categoria voto popular na votação que está aberta, na internet, para o Prêmio ESG do Grupo Tribuna. A votação está disponível, com a descrição de cada projeto no site.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O Prêmio ESG do Grupo Tribuna está em sua primeira edição e tem por objetivo valorizar empresas públicas e privadas que tenham iniciativas bem-sucedidas em um dos eixos desse movimento mundial. A sigla em inglês significa ambiental, social e governança, eixos empresariais que dizem respeito a boas práticas adotadas pelas empresas para promover uma sociedade ambiental e socialmente mais equilibrada.


Os projetos


Os seis projetos finalistas que estão no voto popular também concorrem nas categorias empresa pública e empresa privada, três em cada uma.


Os projetos concorrentes são: Telemetria da Água (Santos Brasil), Inclusão Racial (Rumo), Economia de Água Eixo E (BTP), Selo Clima Paraná (Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Paraná), Projeto Beco Limpo (Prefeitura de Santos) e Projeto Água Pará (Companhia de Saneamento do Pará). No link de votação há um descritivo de cada projeto, explicando os motivos que desencadearam essas iniciativas, público atingido e metas previstas de execução.


A votação vai até dia 16. A revelação dos vencedores em cada uma das três categorias ocorrerá em cerimônia para convidados no dia 22, na Pinacoteca Benedicto Calixto, no Boqueirão, com breve exibição em vídeo de cada projeto.


Adesão


O Prêmio ESG do Grupo Tribuna teve a participação de 51 projetos, dos quais 27 vindos de empresas públicas de todo o País e 24 da iniciativa privada. Os organizadores se surpreenderam com a dimensão que o prêmio tomou, com o interesse em participar, inclusive, de governos estaduais e de prefeituras de fora do Estado.


Os 51 projetos foram analisados com base em três critérios: materialidade do impacto sobre uma ou mais das dimensões (ambiental, social e de governança), possibilidade de escalar o projeto em outras organizações ou regiões, originalidade e sustentabilidade econômico-financeira. Cada projeto apresentado recebeu uma nota de 7 a 10. Nas categorias empresa privada e empresa pública, o vencedor será aquele com maior nota. Na categoria voto popular, o vencedor será o que obtiver o maior número de votos. Em caso de empate, a comissão julgadora indicará o vencedor.


Comissão


Da comissão julgadora fazem parte especialistas com notório conhecimento sobre o tema ESG e seus três eixos: ambiental, social e governança.


O Grupo Tribuna e a Gesner Oliveira Associados (empresa parceira nessa iniciativa) indicaram Adriano Stringhini, executivo de saneamento; Antônio Lawand, sócio da Lawand e Gontijo Advogados; Ariáster Chimelli, professor da Faculdade de Economia e Administração da USP; Ivan Lima, presidente do Lide Equidade Racial; Ad Junior, comunicador; Laura Valente, pesquisadora da FGV; Luana Pretto, CEO da Trata Brasil; Luciana Figueras, diretora de Relações Institucionais da Conatrec; Ricardo Assump-ção, líder de ESG na América Latina Sul (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai) da EY; e Rodrigo Sluminsky, membro da Laclima.


banco de boas práticas


Após a cerimônia de revelação e premiação das empresas, todos os 51 projetos inscritos na primeira edição do prêmio ficarão disponíveis para consulta no site de A Tribuna (www.atribuna.com.br/esg).


No portal também estão disponíveis outros conteúdos relativos ao tema ESG tratados nos três fóruns promovidos pelo Grupo Tribuna no ano passado, e que trouxeram especialistas e executivos para debate no auditório do grupo.

gt; Clique aqui para registrar o seu voto


Logo A Tribuna
Newsletter