Começam nesta segunda-feira as inscrições para o Prêmio ESG

Será a 2ª edição da iniciativa, promovida pelo Grupo Tribuna, que selecionará projetos de todo o Brasil, com novidades

Por: ATribuna.com.br  -  29/01/24  -  08:39
Atualizado em 29/01/24 - 16:30
Prazo para se inscrever começa às 16h; na primeira edição do prêmio, em 2023, mais de 50 projetos de vários estados e municípios brasileiros
Prazo para se inscrever começa às 16h; na primeira edição do prêmio, em 2023, mais de 50 projetos de vários estados e municípios brasileiros   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Começam nesta segunda-feira (dia 29) as inscrições para a segunda edição do Prêmio ESG do Grupo Tribuna, uma iniciativa que tem por objetivo reconhecer o esforço de empresas e instituições que criam e mantêm projetos que promovem a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa. As inscrições são online e podem ser feitas aqui. As inscrições terminam às 23h59 de 29 de fevereiro.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Nesta segunda edição, a organização do prêmio promoveu alterações em relação a 2023. Desta vez, haverá quatro categorias de premiados: Eixo E, para projetos na área ambiental; Eixo S, para a área social; Eixo G, para os projetos de governança corporativa, e a categoria de voto popular, em que concorrerão os três finalistas em cada uma das três categorias anteriores. A votação será pela internet. Haverá apenas um premiado em cada categoria.


Regras
Serão elegíveis projetos em execução ou que tenham sido finalizados até, no máximo, um ano antes do início das inscrições, ou seja, até 29 de janeiro de 2023. Os projetos devem ser apresentados por uma equipe com no mínimo três pessoas e no máximo sete. Cada empresa ou instituição pode apresentar um único projeto por categoria.


Entre os critérios para a comissão organizadora selecionar os finalistas, estão comprovação da materialidade do impacto do projeto, possibilidade de replicar o projeto em outras organizações ou regiões, originalidade e sustentabilidade econômico-financeira.


Outro diferencial para a primeira edição do prêmio é que, neste ano, além do preenchimento do formulário de inscrição, o participante terá dez dias para enviar um vídeo com até dois minutos que explique de maneira simples os principais pontos do projeto ou iniciativa.


O Grupo Tribuna e a GO Associados, parceira na organização do prêmio, convidaram um time de especialistas reconhecidos nacionalmente para a avaliação de cada projeto, como professores universitários, escritores e representantes de institutos e organizações que promovem políticas voltadas ao ESG.


No ano passado, o prêmio teve a participação de mais de 50 projetos, provenientes de vários estados e, até, do Distrito Federal, tanto de empresas públicas como privadas.


Em 2023, três projetos foram premiados: programa Beco Limpo, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santos, que tem por objetivo promover a educação ambiental e a geração de renda a partir de resíduos recicláveis com comunidades do Dique da Vila Gilda; o projeto Telemetria da Água, da Santos Brasil, uma proposta de automação, sem fio, do uso da água a partir de informações dos hidrômetros do terminal, e o Água Pará, do Governo do Estado do Pará, que visa à transferência de renda a famílias carentes para que tenham acesso a itens básicos de qualidade de vida, como a água.


Premiação
Os vencedores deste ano serão conhecidos em 11 de abril, em cerimônia que transcorrerá a partir das 18 horas na Associação Comercial de Santos.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter