Congresso Técnico define grupos da 6ª Copa TV Tribuna de Voleibol Escolar

Torneio começa no próximo dia 22, no ginásio do Sesc

Por: ATribuna.com.br  -  05/10/22  -  07:39
O Congresso Técnico da Copa TV Tribuna de Voleibol aconteceu no auditório do Grupo Tribuna
O Congresso Técnico da Copa TV Tribuna de Voleibol aconteceu no auditório do Grupo Tribuna   Foto: Fabrício Costa

Os grupos das categorias masculino e feminino da 6ª Copa TV Tribuna de Voleibol Escolar foram sorteados e definidos nesta terça-feira (4), quando ocorreu o Congresso Técnico da competição. O torneio começa no próximo dia 22, no ginásio do Sesc. No mesmo local, será realizado o encerramento, marcado para 12 de novembro.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Os 21 times que estarão no certame dos garotos foram divididos em sete chaves. O Grupo 1 conta com ABC, Integração e Presidente Kennedy. Já no 2, estão Objetivo Peruíbe, Liceu Santista e Novo Tempo. Encontram-se no 3 EE Antonio Nunes Lopes Silva, EE Professora Silvia Jorge Pollastrini e EE José Muniz Teixeira. Integram o 4 Celestin Freinet, EE Professora Dinorah Silva dos Santos e Liceu São Paulo. O 5 conta com Universitas, EE Yolanda Araújo Silva Paiva e EM Professora Silvia Regina Schiavon Marasca. Evolução, EE Esmeraldo Tarquinio de Campos Filho e EM Cidade da Criança estão no 6. Por fim, EE Pastor Joaquim Lopes Leão, Santa Cecília e Ordem e Progresso ficaram no 7.


Após o fim da primeira etapa, classificam-se para as oitavas de final 16 escolas: todos os líderes de grupos, os vices e, ainda, os dois melhores terceiros colocados. O cruzamento vai ser definido de acordo com o índice técnico. Deste modo, o time de melhor campanha geral encara o pior dos que passaram pela fase de grupos, o segundo mede forças com o 15º, o terceiro pega o 14º e daí por diante. Aqueles que triunfarem nestes confrontos vão às quartas de final. Depois, ocorrem semifinais e final.


Feminino

Já as 15 equipes inscritas para o campeonato das meninas foram separadas em cinco chaves. O Grupo 1 possui Objetivo Santos, Integração e EE Yolanda Araújo Silva Paiva. Já o 2 conta com Jean Piaget, EE Esmeraldo Tarquinio de Campos Filho e Objetivo Peruíbe. No 3, estão Universitas, Universo e Ordem e Progresso. Santa Cecília, EE José Muniz Teixeira e Celestin Freinet encontram-se no 4. EE Professora Silvia Jorge Pollastrini, Carmo e ABC formam o 5.


Segundo o regulamento, levando em conta o índice técnico, os quatro melhores líderes vão direto às quartas de final. O quinto primeiro colocado passa para uma fase eliminatória, na qual também estarão os cinco segundos colocados e mais dois terceiros.


Os confrontos desta fase seguem este cruzamento: o quinto melhor primeiro contra o pior terceiro classificado, o melhor vice ante o melhor terceiro, o segundo vice encara o pior segundo e o terceiro segundo pega o quarto vice. O torneio terá, ainda, semifinais e final.


Expectativas

Com as chaves definidas, o presidente da Associação Nacional de Esportes (ANE) e responsável pela organização do torneio, Marcelo Camargo dos Santos, disse esperar por um campeonato de boa qualidade técnica. "Acho que as equipes vão ter a chance de jogar bastante, e, com isso, o nível tende a melhorar com o passar dos jogos. Acredito que todos terão a possibilidade de chegar à final".


Embora estar na decisão e conquistar a taça seja um objetivo geral, para o técnico do ABC, Anderson Moreira, algo vale mais do que o resultado esportivo. "O importante é ver alunos voltando à quadra (depois de dois anos sem a competição por causa da pandemia), se envolvendo e envolvendo pais e escolas. A prioridade é vê-los retornando à prática esportiva".


A 6ª Copa TV Tribuna de Voleibol Escolar tem o patrocínio de mídia da Blue Med Saúde e Doutor do Sono. A organização é da Associação Nacional de Esportes (ANE), com patrocínio por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal e Apoio ao Esporte (Promifae), da Santos Brasil, e conta com apoio da Prefeitura de Santos e do Sesc Santos. Realização da TV Tribuna.


Você pode acompanhar a cobertura completa do evento acessando o sitee, também, pelo Instagram do Jornal A Tribuna, o @atribunasantos.


Logo A Tribuna
Newsletter