Um olhar em família para boas atitudes na Vila Mathias em Santos

Visão do Bem presta assistência oftalmológica a pessoas de várias idades

Por: Ted Sartori  -  21/10/22  -  11:51
Sem fins lucrativos, o instituto recebeu certificação do Ministério da Saúde pelo trabalho, em 2021
Sem fins lucrativos, o instituto recebeu certificação do Ministério da Saúde pelo trabalho, em 2021   Foto: Fabrício Costa/AT

O olhar para as boas ações tem de ser algo constante na vida de cada um. Pode-se dizer que isso ocorre no Instituto Visão do Bem, na Vila Mathias, em Santos. Ele foi criado em abril de 2016 como uma iniciativa social da família Colombo Barboza, conhecida no ramo da oftalmologia pelo Hospital Oftalmológico Visão Laser. A entidade, sem fins lucrativos, foi certificada no ano passado com o Cebas Saúde (sigla para Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde) pelo Ministério da Saúde devido ao trabalho, feito diariamente.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“O projeto consiste no atendimento oftalmológi-co por meio de parcerias com diversas entidades filantrópicas e de assistência social que ajudam os mais necessitados. Desde a criação, diversas entidades foram credenciadas junto ao instituto, promovendo, dessa forma, a ampliação do atendimento filantrópico aos que mais necessitam”, afirma Luiz Roberto Colombo Barbosa, oftalmologista e presidente do Instituto Visão do Bem.


Termos de cooperação

As parcerias foram formalizadas por termos de cooperação com entidades locais, como Instituto Neymar Jr, Galp, Casa da Vó Benedita, Gota de Leite, Camps Santos, JIP, Associação Atlética Portuguesa Santista, Centro Espírita Chico Xavier, Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Catedral), Creche Mundo Novo, UME Jose Bonifácio, Abrigo Arco-Íris, Educandário Anália Franco, Paróquia Bom Jesus, Associação Casa da Criança de Santos, Associação Dentinho, Escola Portuguesa, Casa da Visão, Paróquia Nossa Senhora da Assunção e Centro Espírita Luiz Monteiro de Barros.


“Desde o início das atividades, o trabalho, desenvolvido juntamente com as mais de 20 entidades que prestam assistência social, tornou possível o atendimento totalmente gratuito de aproximadamente 15 mil pessoas, desde crianças e recém-nascidos, bem como adultos de todas as idades e idosos”, enumera Colombo Barboza.


A consulta oftalmológica é a mais procurada, devido à quantidade de pacientes que necessitam do uso de óculos para melhora da visão e, consequentemente, da qualidade de vida.


Além das consultas, há pacientes também precisam de uma avaliação mais aprofundada. Um paciente com glaucoma, por exemplo, necessita de exames mais específicos, a fim de evitar mais complicações ou, até, a cegueira.


“Desde o início do projeto, foram diversas consultas oftalmológicas, exames como mapeamento de retina, microscopia de fundo de olho, tonometria, biomicroscopia e cirurgias de catarata, pterígio e estrabismo, a fim de proporcionar uma melhora na saúde ocular desses cidadãos, através de equipamentos oftalmológicos de última geração”, detalha.


Luiz Roberto Colombo Barboza, presidente do Visão do Bem
Luiz Roberto Colombo Barboza, presidente do Visão do Bem   Foto: Fabrício Costa/AT

Abrangência

O plano do Visão do Bem é estender sua atuação social, tornando o acesso à saúde mais abrangente a todos, tanto por parte da filantropia quanto pelos atendimentos prestados à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).


“Além disso, futuramente, o Visão do Bem deve atender o maior número de municípios da Baixada Santista, oferecendo tratamento ocular de qualidade. Vale ressaltar que, atualmente, o instituto possui contrato firmado com a Prefeitura de Praia Grande e realiza atendimentos à população SUS do Município desde 2018”, projeta Barboza.


“Agora em 2022, foram os municípios de Guarujá e Santos que formalizaram os contratos de atendimento com o Visão do Bem, para realizar os consultas, exames e cirurgias oftalmológicas”, finaliza.


Sentimento comum entre gerações

Não importa a idade. O olhar dos atendidos pelo Instituto Visão do Bem é o da alegria. Desde a menina Pietra Rocha de Freitas, de 10 anos, até Cícero Paraibano da Costa, de 70, ambos residentes em Santos.


No caso de Pietra, que mora no Saboó, os pais, Viviane e Richard, a levaram ao local ao perceber que ela tinha começado a sentir dores de cabeça quando voltava das aulas.


“A Pietra passou por consulta e foi muito bem atendida e bem assistida pelos profissionais, que receitaram óculos para ela. Já são dois anos que ela faz acompanhamento no Visão do Bem”, conta Viviane. “Os óculos fizeram total diferença. Ele faz parte da vida dela, que consegue estudar e acompanhar a escola. É um belo trabalho para a comunidade.”


Cícero, residente no Campo Grande, passou por cirurgia de catarata no olho direito em 21 de maio do ano passado. “Quem vai à procura de cura realmente sai dessa forma, e estou muito feliz com tudo que aconteceu.”


Cícero da Costa foi submetido a cirurgia de catarata no ano passado
Cícero da Costa foi submetido a cirurgia de catarata no ano passado   Foto: Fabrício Costa/AT

Perfil: Projeto Visão do Bem


O que é?

Criado em 5 de julho de 2016, o Instituto Visão do Bem é uma entidade filantrópica com missão estatutária de promoção da saúde, desenvolvimento de projetos e programas de orientação; proteção e cuidado com a saúde oftalmológica; formação e especialização de profissionais médicos com cursos, estágios e residência médica; programas de apoio aos deficientes visuais; e assistência social por meio de atendimentos, exames e orientações a crianças, jovens e adultos em condições de vulnerabilidade social.


Onde fica: Rua Xavier Pinheiro, 200, Vila Mathias, Santos


Contatos: (13) 2104-5008, (13) 99124-1670 e centrodeestudos@visaolaser.com.br


Logo A Tribuna
Newsletter