Programa oferece atividades e ajuda crianças e adolescentes em São Vicente; VÍDEO

Desenvolvido na Vila Fátima, 'Caminhos para a Vida' oferece aulas de reforço, alimentação e cursos profissionalizantes

Por: Ted Sartori  -  14/10/22  -  10:10
Atualizado em 10/11/22 - 01:16
O projeto tem o objetivo de oferecer reforço escolar, passeios, alimentação e cursos profissionalizantes
O projeto tem o objetivo de oferecer reforço escolar, passeios, alimentação e cursos profissionalizantes   Foto: Fabrício Costa/AT

Oferecer um futuro melhor para crianças e adolescentes. Não à toa, o projeto se chama Caminhos para a Vida, oferecido na Associação de Amigos da Vila Fátima, localizada no bairro de São Vicente. A intenção é oferecer aulas de reforço escolar aos pequenos, além de alimentação e passeios, e cursos profissionalizantes aos adolescentes, em especial na área da beleza, para que se concretize a independência financeira e a inserção no mercado de trabalho. (veja vídeo mais abaixo)


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“O projeto surgiu para apoiar essas crianças e adolescentes, tanto no aspecto escolar quanto no profissional, de forma integrada. Buscamos, por exemplo, saber quais são as dificuldades de cada aluno com essa interação com as escolas, de modo a ajudar exatamente no ponto necessário para cada aluno, com revisões nos cadernos e fazendo conosco atividades que os professores passaram para fazer em casa”, detalha a vice-presidente Ruth Soares.


Dentro disso, há o projeto Criança Feliz, em que os pequenos são levados a passeios, como cinema no shopping e parque ecológico, para desenvolver atividades escolares, com perguntas baseadas nas idas a esses locais, levando informações e aprendizado.


“Temos parceiros e apoiadores. Com isso, conseguimos, por intermédio de doações, servir alimentação diariamente para cada aluno. Eles são uniformizados para que sejam identificados dentro da comunidade quando vão e voltam do projeto”, explica Ruth. “Além disso, há ensinamentos básicos de higiene e manuseio alimentar”, emenda.


Cursos

O Projeto Caminhos para a Vida oferece cursos de automaquiagem, manicure, trança, alongamento de cabelo e pintura em tecido, o que gera serviços de curto ou longo prazo para mulheres desempregadas, por exemplo. “Já passaram 60 alunas que fizeram os cursos e 58 que estão no reforço escolar”, afirma Ruth. “São 36 meninas e 22 meninos com faixa etária de 7 a 12 anos no reforço e em torno de 50 alunas nos cursos, sendo todas mulheres”, detalha.


As aulas mais procuradas são as de reforço escolar, em razão do aumento da evasão no período da pandemia, o que causou dificuldade de alfabetização e ensino às crianças. “Já os jovens procuram mais os cursos de automaquiagem e trança nagô, por trabalhar com a beleza e a autoestima de jovens e mulheres, além do baixo custo de materiais para início no mercado de trabalho”, revela a vice-presidente.


A ideia futura do projeto é poder oferecer mais cursos básicos, atividades esportivas e aumentar a turma de reforço escolar, devido à grande demanda. “Para isso, estamos em busca de mais apoiadores comprometidos que queiram fazer parte da nossa iniciativa e, assim, fazer a diferença dessas crianças e adolescentes”, revela Ruth Soares.


Projeto na Vila Fátima, em São Vicente, amplia horizontes às pessoas da comunidade
Projeto na Vila Fátima, em São Vicente, amplia horizontes às pessoas da comunidade   Foto: Fabrício Costa/AT

Novos rumos

As gerações que vivem na Vila Fátima, em São Vicente, se encontram no Projeto Caminhos para a Vida e tentam traçar seus rumos. Uma delas é Thayna Cristina da Silva, de 9 anos, que frequenta o local há dois anos.


“O projeto me ajuda a comer, porque tenho a janta, a ler e escrever, além de passear e brincar com meus amigos”, conta. Outros dois irmãos também estão no local. “A associação é importante para mim porque as tias me ajudam e assim não fico na rua”, afirma Thayna.


Já Yasmin Fonseca dos Santos, de 20 anos, não cansa de agradecer o grande benefício que o projeto proporcionou para a vida profissional dela nos últimos oito meses.


“Meu primeiro curso foi de trancista e, atualmente, estou trabalhando na área. Agora estou fazendo um de alongamento de cabelo”, conta. “O Caminhos para a Vida me deu uma oportunidade única de capacitação profissional. Vejo como é importante para a vida dos jovens que moram nas comunidades carentes. Se muitas outras tivesse chances como essas, muitos jovens não estariam em situação de vulnerabilidade”, emenda.


Perfil

Projeto Caminhos para a Vida

O que é: Projeto da Associação de Amigos da Vila Fátima, o Caminhos para a Vida tem como objetivo atender crianças e adolescentes em especial desse mesmo bairro de São Vicente.


São oferecidas aulas de reforço escolar às crianças cadastradas e cursos profissionalizantes aos adolescentes, em especial na área da beleza, para que possam buscar independência financeira e se inserir no mercado de trabalho.


Onde: Rua Antônio de Moura Andrade, 311, Vila Fátima, São Vicente


Contatos: Telefone (13) 99110-3225, e-mail amigosdavilafatima@gmail.com, Facebook (VilaFátimaSV) e Instagram (associacaovilafatima_sv)



Logo A Tribuna
Newsletter