Conheça os vencedores do 19º Prêmio Comunidade em Ação A Tribuna

Iniciativa valoriza ações voluntárias que beneficiam causas sociais nas nove cidades da Baixada Santista

Por: Bruno Almeida  -  14/12/21  -  23:43
Cerimônia teve a apresentação do vencedor na categoria Ação Cultural e Entretenimento de 2020, o projeto Cubatão Sinfonia
Cerimônia teve a apresentação do vencedor na categoria Ação Cultural e Entretenimento de 2020, o projeto Cubatão Sinfonia   Foto: Matheus Tagé/AT

Com direito a momentos de emoção e a valorização de ações voluntárias que beneficiam causas sociais em toda a Baixada Santista, foram revelados na noite de ontem os ganhadores da 19ª edição do Prêmio Comunidade em Ação. A iniciativa é fruto de uma parceria do Grupo Tribuna com a Ultracargo.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Cada um dos vencedores das categorias Ação Social, Esporte, Educação, Sustentabilidade e Destaque recebeu um troféu, uma placa e um voucher de R$ 2 mil. Ao ganhador da categoria Voto Popular, um troféu foi entregue como premiação.


A cerimônia contou com a apresentação do vencedor na categoria Ação Cultural e Entretenimento de 2020, o projeto Cubatão Sinfonia. Neste ano, foram 33 projetos inscritos. Os 15 selecionados tiveram suas histórias contadas em edições do Jornal A Tribuna nos últimos meses. Um júri formado pelo Grupo Tribuna selecionou os vencedores. O público também votou pelo site do projeto.


Projeto Abraccii Essa Causa promove cuidados a jovens com câncer de até 17 anos e seus familiares
Projeto Abraccii Essa Causa promove cuidados a jovens com câncer de até 17 anos e seus familiares   Foto: Matheus Tagé/AT

Vencedor da categoria Ação Social, o projeto Abraccii Essa Causa promove cuidados a jovens com câncer de até 17 anos e seus familiares em Santos. Representante do corpo diretivo da entidade, Rafael Diegues se emocionou ao saber do resultado. "Reconhecimento na vida é tudo, né? Isso não é algo mensurável. E eu estou muito feliz, realizado. É o meu presente de Natal", brincou.


Iniciativa prepara pessoas com deficiência para o mercado de trabalho
Iniciativa prepara pessoas com deficiência para o mercado de trabalho   Foto: Matheus Tagé/AT

Pela categoria Educação, o projeto Incluir para Evoluir levou o prêmio. A iniciativa ocorre em parceria com a Casa da Esperança de Cubatão e prepara pessoas com deficiência para o mercado de trabalho.


Professora de instrução constitucional do Centro Paula Souza e responsável pelo projeto, Márcia Regina Carvalho Ferreira de Oliveira considera que esse público é "excluído por vários motivos pela sociedade. Por isso, esse prêmio não é só meu, é para mães, para essas pessoas com deficiência e os profissionais que trabalham comigo".


Weverson Alexandre Nogueira Patriota, o Kaffé, se surpreendeu com a vitória dupla
Weverson Alexandre Nogueira Patriota, o Kaffé, se surpreendeu com a vitória dupla   Foto: Matheus Tagé/AT

Por sua vez, o Projeto Esporte, Inclusão e Lazer para Idosos levou a melhor na categoria Esporte e ainda recebeu 12.419 votos de internautas, garantindo também o prêmio no Voto Popular. Com oito modalidades esportivas, a iniciativa é realizada pelo Instituto Kaffé Sport, em parceria com a Secretaria de Turismo de Santos.


Professor de Educação Física, Weverson Alexandre Nogueira Patriota, o Kaffé, se surpreendeu com a vitória dupla. "Eu não esperava. A gente fica muito feliz e eu também agradeço também aos nossos alunos, que votaram bastante, e aos professores".


Projeto traz alimentação saudável e atividades para idosos em São Vicente
Projeto traz alimentação saudável e atividades para idosos em São Vicente   Foto: Matheus Tagé/AT

Na categoria Sustentabilidade, a Horta Sustentável, montada na Associação Lar de Amparo Vovó Walquíria, em São Vicente, foi a vencedora. O escoteiro e estudante Guilherme Almeida Ramos queria uma alimentação mais saudável, sem agrotóxicos, e estimular a participação dos idosos, promovendo atividade física a eles. "Ganhar foi muito gratificante, assim como ver que esse projeto foi legal para eles. Espero estimular os jovens a fazer projetos assim também".


O Ambulatório de Recuperação Pós-Covid-19 Unisanta celebrou a vitória
O Ambulatório de Recuperação Pós-Covid-19 Unisanta celebrou a vitória   Foto: Matheus Tagé/AT

Pela categoria Destaque, o Ambulatório de Recuperação Pós-Covid-19 Unisanta, que atende pacientes com sequelas de coronavírus, foi o vencedor. Para o professor e coordenador da faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília, José Luiz Portolez, o trabalho realizado na universidade é importante porque a pandemia continua fazendo vítimas. "É um prêmio que a gente estava esperando. Coroa o nosso ano de muito esforço".


Importância
O diretor comercial do Grupo Tribuna, Demetrio Amono, lembrou da importância e longevidade do Comunidade em Ação. "Este é um dos projetos pelo qual temos mais carinho no Grupo e traz histórias sempre boas".


Diretor de conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes ressaltou a tradição do prêmio. "Fizemos a cobertura dos projetos e um é mais bonito do que o outro. É muito legal mostrar e desvendar as atividades desenvolvidas na Baixada Santista".


Gerente de sustentabilidade e comunicação da Ultracargo, Fernanda Guedes lembrou que "é o segundo ano em que a pandemia faz parte da nossa vida. Isso afetou muitas pessoas, seja na saúde, educação, geração de renda, campos que já eram desafios para todos. Os projetos trouxeram à tona muitas soluções e a importância da mobilização".


Para a gerente de projetos e relações institucionais do Grupo Tribuna, Arminda Augusto, a parceria com a patrocinadora do projeto é uma "chancela muito boa". "A Baixada Santista possui um terceiro setor muito forte e guerreiro. É o que ajuda a reduzir esse abismo social tão grande. Espero que todos tenham força, recursos e apoio da comunidade para continuar esse trabalho de tamanha grandiosidade".


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter