
Projeto Caminhos pra Vida concorre a prêmio no Comunidade em Ação (Fernando Torrez/LEAD MKT)
O Caminhos pra Vida, um projeto comunitário localizado na Vila Fátima, em São Vicente, nasceu em resposta à realidade imposta pela pandemia de COVID-19. Durante esse período, muitas crianças ficaram sem acesso à alimentação e apoio escolar adequados, enquanto suas famílias enfrentavam grandes desafios econômicos.
Foi nesse contexto que o projeto surgiu, oferecendo suporte educacional, emocional e profissional para crianças e famílias da comunidade, proporcionando uma nova esperança para quem vivia em situação de vulnerabilidade.
Ruth Soares, uma das líderes do projeto, lembra com clareza o momento em que percebeu a necessidade de agir: "Esse projeto surgiu da pandemia, ao ver a necessidade das nossas crianças ficarem pela rua, sem alimentação, e nós pensamos em trazê-los para dentro do nosso projeto, para dar assistência e proporcionar uma vida melhor, tanto para eles quanto para suas famílias". A iniciativa tem como foco crianças a partir dos 6 anos, oferecendo reforço escolar e atividades que vão além da sala de aula.
Reforço escolar
As aulas acontecem durante toda a semana, de segunda a quinta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite, garantindo que as crianças possam acompanhar suas atividades escolares regulares e suprir possíveis deficiências no aprendizado. Aos sábados, o projeto ainda oferece aulas de reforço em outras disciplinas e oficinas criativas, trazendo diversidade às atividades e mantendo as crianças longe das ruas.

Reforço escolar no projeto (Fernando Torrez/LEAD MKT)
"As atividades que a gente desenvolve são voltadas para que as crianças possam evoluir tanto academicamente quanto pessoalmente. A gente trabalha com elas o tempo todo", explica Juliana Pereira, representando o projeto.
Cursos profissionalizantes
Além do apoio educacional, o Caminhos pra Vida busca fortalecer as famílias da comunidade por meio de cursos profissionalizantes voltados a adultos e jovens. Esses cursos, que incluem confeitaria, informática, tranças afro, alisamento de cabelo, automaquiagem, extensão de cílios e manicure, são uma ferramenta para a geração de renda.
Ruth reforça o compromisso com o desenvolvimento social e humano da comunidade. “Hoje nós vemos a falta de amor. Então nós estamos aqui dando amor e assistência dentro do que a gente pode”. Então, você busca se doar um pouquinho mais pelo próximo".
Segundo ela, o Caminhos pra Vida foi criado com a ideia de proporcionar muito mais do que apenas ajuda material. A proposta é dar
Dignidade, respeito e oportunidade para que cada morador da Vila Fátima possa crescer e construir um futuro melhor.
O projeto está participando do Comunidade em Ação, uma iniciativa do Grupo Tribuna, que visa fortalecer projetos sociais e comunitários por meio de colaboração e visibilidade ampliada.
Perfil: Caminhos pra Vida
O que é: O Caminhos pra Vida é um projeto comunitário na Vila Fátima, São Vicente, que surgiu durante a pandemia para oferecer apoio a crianças e suas famílias em situação de vulnerabilidade. Ele oferece reforço escolar e cursos profissionalizantes, ajudando a gerar renda e promover inclusão social. O projeto busca transformar vidas por meio da educação, profissionalização e solidariedade.
Onde fica: Rua Antônio de Moura Andrade - 335, Vila Fátima- São Vicente SP.
Contato: (13) 9734-7703