'Região em Pauta' debate segurança nesta segunda-feira

Fórum promovido por A Tribuna tem inscrições gratuitas e limitadas

Por: Da Redação  -  03/11/18  -  12:33
  Foto: Divulgação/Alesp

O próximo encontro de A Região em Pauta será realizado na segunda-feira (5), a partir das 14 horas, e terá como tema Segurança. As inscrições para os interessados em participar continuam abertas.


A Região em Pauta é um projeto de A Tribuna que tem por finalidade discutir temas importantes para a região, convidando especialistas e autoridades. Este é o terceiro ano do projeto, em um total de 22 encontros. O fórum desta segunda será o oitavo deste ano.


O primeiro painel terá como tema Vizinhança Solidária. Participarão lideranças comunitárias e de bairros onde essa iniciativa já foi implantada, como Boqueirão, em Santos, e Vila Fátima e Vila Valença, em São Vicente.


Um dos convidados deste primeiro painel é o deputado estadual pelo PSD Alvaro Batista Camilo, o Coronel Camilo. Ele é autor do Projeto de Lei 904/2017, que instituiu a Vizinhança Solidária como uma política pública em todo o Estado, pela Lei 16.771, de 18 de junho último.


O primeiro painel terá ainda a participação de Solange Bolognani, líder comunitária da Vila Fátima, Maria Aparecida de Araújo Pereira, líder comunitária da Vila Fátima e Paulo Duarte Pereira Alves, líder comunitário do Boqueirão. A mediação ficará a cargo do jornalista Maurício Martins, repórter de A Tribuna.


A proposta é que os moradores, de forma voluntária, recebam orientações da Polícia Militar e estejam treinados para avisar qualquer situação suspeita e compartilhar informações com os agentes públicos. Na Baixada Santista, essa organização comunitária já funciona em alguns bairros. Mais recentemente, foi instituída no Boqueirão, onde casas e condomínios vêm sendo invadidos e seus moradores assaltados.


No ano passado, também foi formalizado na Vila Fátima, em São Vicente, onde um jovem foi morto na porta de casa quando chegava do trabalho.


Pelo Vizinhança Solidária, os moradores se organizam para instalar câmeras de monitoramento, contratar seguranças e montar grupos de aviso em aplicativos de celulares.


Estratégias


No segundo painel do encontro, às 16 horas, participarão o diretor da Polícia Civil na região, delegado Manoel Gatto, o subcomandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, o major Gustavo Pereira Lima Magnani, e a coordenadora do curso de graduação em Segurança Pública da Universidade Santa Cecília (Unisanta), a professora Fabíola Adami. O mediador será o jornalista Eduardo Velozo Fuccia, repórter de Polícia de A Tribuna.


As inscrições são limitadas e podem ser feitas gratuitamente pelo www.atribuna.com.br/aregiaoempauta. O auditório do Grupo Tribuna fica na Rua João Pessoa, 350, no Paquetá, em Santos.


Logo A Tribuna