Fórum debate o perfil do mercado de trabalho regional nesta segunda

A Região em Pauta, promovido pelo Grupo Tribuna, tem inscrições gratuitas

Por: Redação  -  26/06/22  -  08:46
A Região em Pauta discute mensalmente temas relevantes da Baixada Santista
A Região em Pauta discute mensalmente temas relevantes da Baixada Santista   Foto: A Tribuna On-line

O número de microempresas individuais (MEIs) na Baixada Santista saltou de 7.369 em 2010 para 153.959 no ano passado, um aumento próximo de 2.000% em 11 anos. MEIs são uma condição criada para pessoas físicas prestarem seus serviços em empresas, como autônomos ou como pequenos empreendedores, desde que o faturamento anual não ultrapasse R$ 81 mil.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Esse dado expõe uma mudança de perfil no mercado de trabalho não só da Baixada Santista, como do Estado de São Paulo também, em que as MEIs saíram de 156.261 para 3.606.217 no mesmo período analisado.


Os números vão compor a apresentação que abre o fórum desta segunda-feira (27) do projeto A Região em Pauta, promovido pelo Grupo Tribuna, que terá como tema Emprego na Baixada Santista. A apresentação desses e de outros dados sobre o mercado de trabalho na região será feita pelo jornalista e analista de dados Rodolfo Amaral, da Data Center Brasil (DCB).


Perfil

Além de Rodolfo Amaral, participam do primeiro painel, que vai traçar um perfil do mercado nas últimas décadas, o coordenador do Centro Público de Emprego de Santos, Ricardo Serra; e Rosângela Gibelato, diretora regional do Trabalho e Empreendedorismo da Baixada Santista.


Novo profissional

No segundo painel, o objetivo é discutir as oportunidades que vêm surgindo na região, as exigências dos empregadores, e quais as habilidades e características dos profissionais que ingressam nessas vagas.


Também será tema desse painel a formação dos jovens nas universidades e escolas técnicas e a sintonia necessária com esse novo mercado, em que o conhecimento nas áreas de tecnologia e empreendedorismo é exigido em quase todas as atividades.


Desse painel participam o gerente do Sebrae-SP na Baixada Santista, Marco Aurélio Rosas; o especialista em Gestão de Pessoas e Estratégia Organizacional, Hudson Carvalho; e o diretor-geral do Instituto ItMidia, Vítor Cavalcanti.


Inscrições

A Região em Pauta é um projeto do Grupo Tribuna que tem por finalidade debater temas e tendências que sejam inerentes ao desenvolvimento da Baixada Santista. O encontro acontece amanhã, a partir das 14h30, no auditório do grupo, Rua João Pessoa, 350, Paquetá. As inscrições são gratuitas, mas limitadas, e ainda podem ser feitas no site.


Logo A Tribuna