Evento debate a chegada do 5G ao Brasil e como o litoral de SP se prepara para a tecnologia

A Região em Pauta acontece na próxima segunda-feira (25) e tem entrada gratuita, mas limitadas

Por: Redação  -  20/07/22  -  09:12
Evento em Santos debate a chegada do 5G ao Brasil
Evento em Santos debate a chegada do 5G ao Brasil   Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A chegada do sinal 5G ao Brasil e como a Baixada Santista precisa se preparar para aproveitar esse novo momento serão alguns dos temas levantados e debatidos no fórum de A Região em Pauta. Ocorrerá na próxima segunda-feira (25), a partir das 14h30, no auditório do Grupo A Tribuna (Rua João Pessoa, 350, Paquetá, em Santos). As inscrições são gratuitas, mas limitadas, e podem ser feitas no link.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


No primeiro painel, “O que É e Como Funciona o 5G”, falará Basilio Perez, presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) e da Federação Latino-Americana e do Caribe das Associações de Provedores de Internet. Ele abordará a chegada dessa tecnologia, o cronograma de instalação nas cidades brasileiras, avanços em relação ao 4G e perspectivas de novos negócios nesse setor.


No segundo painel, “Os Impactos no Dia a Dia e nas Cidades”, Luciano Stutz, presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), falará sobre a necessidade de mudança nas legislações municipais para permitir a instalação de novas antenas para celular.


Também estarão presentes nesse painel o diretor de TI da EcoRodovias, Afrânio Spolidoro, que falará sobre a conectividade nas estradas e seus benefícios, e o engenheiro de Computação Ricardo Pupo, professor da Fatec em Santos e Praia Grande e sócio-diretor da T2S, empresa de desenvolvimento de sistemas para o setor portuário.


Evento será realizado no auditório do Grupo Tribuna, na próxima segunda (25)
Evento será realizado no auditório do Grupo Tribuna, na próxima segunda (25)   Foto: A Tribuna On-line

De acordo com a Associação Brasileira de Infraestrutura (Abrintel), apenas 100 dos mais de 5,5 mil municípios do País estavam com leis atualizadas para a instalação de antenas de transmissão do 5G até o final de junho. Câmaras municipais e prefeituras devem alinhar as suas normas à Lei Geral de Antenas (Lei Federal 13.116, de 2015), que edita as normas gerais referentes a esse setor.


Segundo especialistas, a chegada do sinal 5G ao Brasil vai acelerar a transformação digital e revolucionar a forma como a sociedade se relaciona com a internet móvel.


Logo A Tribuna
Newsletter