Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

A Região em Pauta debate o futuro industrial na Baixada Santista

Evento será realizado na próxima segunda (12), às 19h30, com transmissão pelas redes sociais do Grupo Tribuna

Por: Redação  -  08/07/21  -  10:52
 A Região em Pauta debate o futuro industrial na região
A Região em Pauta debate o futuro industrial na região   Foto: Arquivo/Rogério Soares/AT

Anote na agenda: na próxima segunda-feira, às 19h30, A Tribuna promove o quinto encontro deste ano do fórum A Região em Pauta. Em pauta, uma importante discussão sobre o papel do setor industrial para a economia da Baixada Santista, em especial o polo petroquímico de Cubatão.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Esta é a primeira vez que o tema Indústria entra no cronograma de discussões do projeto, criado há seis anos e que tem como objetivo debater questões relevantes para a região, sob o ponto de vista econômico e social.O Polo Industrial de Cubatão reúne empresas de cinco grandes setores: petroquímico, siderúrgico, químico, fertilizantes e logística, além da produção de energia e da prestação de serviços. É um dos mais importantes do País em geração de empregos e renda.


Hoje, emprega 8.600 funcionários diretos e quase 10 mil dependentes. Os dados são significativamente menores que os de 2016, quando a mão de obra direta empregava 14 mil funcionários. O decréscimo ocorreu, basicamente, em função da redução de atividades da Usiminas, unidade de Cubatão, a partir de 2016.


As indústrias do polo são basicamente de base, fornecendo insumos para diversas unidades de transformação, como montadoras de automóveis, linha branca, além de fábricas de lubrificantes, corantes, detergentes e fármacos. Há um movimento, que já dura anos, de atrair para o polo petroquímico de Cubatão também indústrias de transformação, reduzindo a logística necessária para levar os insumos até outras regiões brasileiras.


Essa e outras questões serão tema do encontro de segunda-feira, com as presenças do vice-presidente da Usiminas, Américo Ferreira Neto, do professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ulisses Ruiz de Gamboa, e do presidente da InvesteSP, Gustavo Junqueira.


Como participar


O acesso ao encontro virtual é gratuito e não há necessidade de inscrição. Para assistir e encaminhar perguntas, basta acessar as redes sociais do Grupo Tribuna.


Logo A Tribuna