A Região em Pauta debate conceitos ESG nesta terça-feira

Fórum, promovido pelo Grupo Tribuna, vai discutir o termo, relativo a práticas ambientais

Por: Redação  -  05/10/21  -  08:10
  Moisés Basílio, Luiz Fernando Lucas e Carlo Linkevieius Pereira
Moisés Basílio, Luiz Fernando Lucas e Carlo Linkevieius Pereira   Foto: Divulgação

A preocupação com o futuro do planeta ganha cada vez mais espaço nos grandes debates mundiais. Líderes de potências econômicas como Estados Unidos, China, Índia e a União Europeia assumiram compromissos com o objetivo de mitigar os impactos ambientais provocados pela atividade humana.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A esse debate somaram-se, nos últimos anos, itens relacionados à gestão das empresas e uma preocupação com seu corpo de colaboradores, ampliando espaços para a diversidade dentro da corporação.


“Sabemos que a visão financeira e a busca pelo lucro e crescimento são o que domina o pensamento linear e cartesiano tradicional. Mas, em um mundo da indústria 4.0, impressão de casas em 3D, inteligência artificial, é preciso inovar e ampliar a forma simplista de pensar”, diz Marcus Nakagawa, professor e coordenador do CEDS/ESPM, escritor premiado com o Jabuti 2019.


A esse conjunto de pilares que deverão nortear o futuro das empresas dá-se o nome de ESG, sigla para “enviromental, social e governance”, em português “Ambiental, Social e Governança” sustentáveis. ESG é o tema de mais um encontro de A Região em Pauta, que acontece nesta terça, a partir das 18h30, pelo Facebook do Grupo Tribuna.


“Nos objetivos do desenvolvimento sustentável, estão englobadas as metas não só ambientais, como a maioria das pessoas associam. Também entram as questões sociais, econômicas e parcerias”.


“Muitas empresas estão no processo de realizar esses objetivos por meio dos seus produtos, serviços, processos, projetos e atividades. Essas empresas entenderam que nesse novo processo de ganha-ganha, quando é realizada uma ação para melhoria da meta do desenvolvimento sustentável, todos ganham”, diz o professor.


“As empresas devem trabalhar não só para ter o lucro do acionista e para atender as demandas dos clientes e consumidores, mas também para entregar valor aos outros públicos de relacionamento, como os fornecedores, os empregados, a comunidade no entorno, o governo, a sociedade, entre outros”.


Quem participa
No A Região em Pauta desta terça-feira, o foco do debate será como implantar programas internos que sigam essa agenda. Várias empresas brasileiras vêm anunciado seus planos, não só para serem percebidas pelo público como sustentáveis, mas para que continuem valorizadas no mercado.


O encontro terá a participação de dois especialistas no assunto e um executivo de empresa. Estão confirmadas as presenças de Luiz Fernando Lucas, escritor, especializado em ESG e compliance, autor do livro A Era da Integridade - Homo Conscious - A Próxima Evolução (Editora Gente); Carlo Linkevieius Pereira, diretor do Pacto Global da ONU, e Moisés Basílio, gerente de Sustentabilidade da Ecovias.


Logo A Tribuna
Newsletter