Meu perfil

Desconectar

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
Whatsapp

Meu perfil

Desconectar

FUNDADO EM 1894 E ONLINE DESDE 1996

A Região em Pauta

Fórum em Santos debate água e saneamento básico

Aberto ao público, evento vai reunir Sabesp, deputada estadual, especialista e Comitê da Bacia Hidrográfica

ATribuna.com.br

12 de março de 2025 às 19:28
()

()

Estão abertas as inscrições para o segundo fórum deste ano do projeto A Região em Pauta, que no dia 17 vai reunir especialistas e autoridades para debater o tema Água e Saneamento. O encontro acontece a partir das 14h30 no auditório do Grupo Tribuna, Rua João Pessoa, 350, no Paquetá. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela internet..

O fórum abre com uma fala do novo presidente da Sabesp, Carlos Piani, que assumiu o comando da empresa após o processo de privatização, em julho passado. Na sequência, um painel será formado pela diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Sabesp, Samanta Souza, pelo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, o prefeito Alberto Mourão (MDB), de Praia Grande, pelo coordenador de Relações Institucionais e Comunicação do Instituto Trata Brasil, André Machado, e pela deputada estadual Solange Freitas (União), presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento e Fiscalização da Sabesp.

A proposta do encontro é abordar os desafios, para a região, de adotar as medidas propostas pelo Marco Legal do Saneamento, lei de 2020 que prevê viabilizar a universa-lização dos serviços básicos de saneamento básico até 2033, assegurando o atendimento a 99% da população com água potável e de 90% dos habitantes com coleta de esgoto.
Ao privatizar a Sabesp, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assegurou antecipar em cinco anos a implemen-tação dessas medidas em todas as 375 cidades paulistas onde a empresa atua. Portanto, até 2029.

O encontro também vai detalhar as obras da Sabesp previstas para a região para amenizar os problemas de fornecimento de água em municípios da Baixada Santista, assim como a ampliação da coleta e do tratamento de esgoto. Outro ponto do fórum será o assoreamento dos rios, que prejudica a qualidade da água e favorece alagamentos em períodos de chuva intensa.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes conforme nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.