Prova 5K Tribuna inova com troféus feitos de material reciclado

Iniciativa inédita é fruto de parceria entre o Grupo Tribuna e o artista plástico Anderson Camargo

Por: Bárbara Farias  -  22/10/23  -  17:13
A prova 5k será realizada no dia 3 de dezembro, com largada na altura do Aquário Municipal de Santos e chegada no Parque Roberto Mário Santini, no Emissário Submarino
A prova 5k será realizada no dia 3 de dezembro, com largada na altura do Aquário Municipal de Santos e chegada no Parque Roberto Mário Santini, no Emissário Submarino   Foto: Matheus Tagé/AT/Arquivo

Unindo esporte e consciência ambiental, o Grupo Tribuna implementará uma iniciativa inédita na segunda edição da prova 5k Tribuna, que ocorrerá em 3 de dezembro. Os atletas vencedores das categorias Elite e PCD (pessoa com deficiência) serão premiados com troféus feitos de madeira reciclada.


Para a confecção dos troféus, o Grupo Tribuna firmou uma parceria com o artista plástico Anderson Camargo, que atualmente coordenada a Ecofábrica, na Secretaria de Prefeituras Regionais de Santos. Ao todo, serão produzidas 12 peças.


Entusiasmado com a parceria, o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, afirmou que “o Grupo Tribuna está cada vez mais empenhado com as questões sustentáveis em todas as ações e eventos realizados”.


Santini lembrou ainda que “na primeira edição dos 5K Tribuna, já reduzimos consideravelmente a produção de plástico e as camisetas dos atletas serão entregues com uma fita sustentável em papel reciclado. A nossa intenção é buscar cada vez mais iniciativas voltadas à agenda ESG e, dessa forma, contribuir com o meio ambiente”.


Os troféus
Aos poucos, restos de madeira que iriam para o lixo vão dando forma a um dos prêmios mais cobiçados da Baixada Santista. O artista plástico Anderson Camargo explicou detalhadamente como os prêmios estão sendo confeccionados. “Estou utilizando sobras de madeira, dos tipos pino e aglomerado, encontradas em contêineres e que são de reuso. As peças são 100% sustentáveis, constituídas integralmente de material reaproveitado fornecido por empresas transportadoras de cargas”.


Camargo destacou ainda que cada peça é fabricada de forma artesanal. “O Grupo Tribuna nos enviou o design do troféu, que reúne o símbolo 5k e um atleta correndo dentro da mureta de Santos estilizada. Cada peça é feita de forma artesanal e eu utilizo uma máquina de corte. O troféu leva, em média, uma hora e meia para ficar pronto”, disse o artista plástico.


A prova
As largadas da prova ocorrerão na altura do Aquário Municipal de Santos e a chegada será no Parque Roberto Mário Santini, no Emissário Submarino. A primeira largada, para cadeirantes e demais participantes com deficiência, será às 7h30, de acordo com a organização. Na sequência acontecem mais quatro largadas com intervalos de cinco minutos entre elas.


O circuito, em 2023, é diferente da prova do ano passado, que ocorreu na Ponta da Praia. Desta vez, os atletas, amadores e de elite, vão percorrer a orla da Cidade, praticamente em linha reta, o que favorece o desempenho e a obtenção de marcas.


Os 5K Tribuna surgiram com um novo conceito de prova de pedestrianismo na Baixada Santista e, já na primeira edição, a disputa caiu no gosto do público e entrou para o calendário da Cidade.


Logo A Tribuna
Newsletter