Literatura juvenil para a promoção da Paz

Martinho e as Vozes da Paz, obra de Christine Dias, tem ilustrações de Dane D’Angeli

Por: Vanessa Campos  -  23/04/24  -  13:16
Martinho e as Vozes da Paz, obra de Christine Dias
Martinho e as Vozes da Paz, obra de Christine Dias   Foto: Reprodução

O que é a paz? Será que só a ausência da guerra? Numa sociedade em que a cultura da violência é predominante, se faz mais do que necessário plantar sementes de paz em todas as esferas. A cultura da paz é o respeito à diversidade, à inclusão e à natureza, pelo desenvolvimento sustentável. Para entendermos a urgência de se trocar a palavra aceitação por respeito, basta nos colocarmos de igual para igual, porém, mais do que de ser humano para ser humano, de ser vivente para ser vivente.


Um jovem negro da periferia de Porto Alegre tem um dia difícil em casa e na escola. E quando pensa em ir para as ruas, algo mágico acontece. Um sonho? Talvez. Inspirado na pesquisa sobre Paz e Não Violência que foi obrigado a fazer na escola, ele descobre que a paz tem voz, olhos, coração e muito outros atributos.


Martinho e as Vozes da Paz, obra de Christine Dias, com ilustrações de Dane D’Angeli, editado pela Florear Livros, é uma obra essencial para os dias atuais. A apresentação da professora e pesquisadora de Literatura do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Ana Paula Cecato, deixa claro o convite que é feito pelo livro: para que todos e todas reflitam pela urgência de um projeto de sociedade pautada no respeito à vida, à superação das desigualdades, ao combate de toda forma de preconceito e discriminação social, ao reconhecimento de outras existências diferentes da nossa, ao cuidado com a natureza.


A autora consegue, sem ser pedagógica, e com muita sensibilidade, ensinar sobre Gandhi, Martin Luther King, Rosa Parks e outros. Pessoas que lideraram causas por uma sociedade mais justa e humana para todos.


A obra deve ser lida! Principalmente nas escolas, para posterior debate e reflexão sobre o mundo em que vivemos e aquele no qual gostaríamos de viver.


Serviço: Martinho e as vozes da Paz. Autora: ChristianeDias. Ilustrações: Dane D'Angeli. Editora Florear. Páginas 104. R$ 60,00


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter