Contos para fisgar leitores adolescentes

Histórias curtas que podem ser surpreendentes e deixam sempre um gostinho de quero mais

Por: Vanessa Campos  -  01/08/23  -  06:51
  Foto: Reprodução

Uma boa maneira de conquistar novos apreciadores da leitura é trabalhar com contos. Histórias curtas que podem ser surpreendentes e deixam sempre um gostinho de quero mais. É uma das estratégias de fisgar novos leitores, principalmente em tempos de tanta influência tecnológica, que acabou por diminuir a capacidade de atenção da maioria dos jovens por um determinado assunto, a não ser quando eles são apaixonados pelo tema.


Os contos têm menos personagens e, normalmente, a duração da história é um período curto. Porém, quando bem construídos, não deixam nada a desejar a uma novela ou a um romance. Quando falamos novela, não é a telenovela, mas sim, um romance de menos páginas, com menos personagens, mas que é maior que o conto.


Os contos e as crônicas para adultos, que falam do dia a dia, com humor ou crítica, tiveram grandes escritores brasileiros, amados pelos leitores, como Carlos Drummond de Andrade, Rubens Paiva, entre outros.


Um filão que ainda pode ser mais experimentado são os contos para jovens. Vez ou outra surge uma obra que chama atenção. Para crianças é mais comum, desde contos de fadas até indígenas e africanos.


Ana Bola e Outras Histórias Corajosas, escrito por Eliana Martins, com ilustrações de Tainan Rocha, publicado pela Elo Editora, é um achado para os adolescentes. A obra traz seis contos, com situações bem diferentes, mas que tratam todas de uma mesma questão: a coragem de ir atrás daquilo que se quer alcançar, sem ter a certeza de que vai dar certo, apenas acreditando no seu sonho.


Histórias que falam de problemas de saúde na família, de ciúmes entre irmãos, mas também de amor, solidariedade e compartilhamento. Há ainda mal entendidos que nos levam a dar boas risadas, mas sem deixar de lado a crítica social, da realidade das periferias. Tem também a amizade entre gente e bicho, uma das mais sinceras.


Há ainda amores impossíveis, será que ainda é tempo disso? E de diferenças que precisam ser superadas, como racismo, padrões estéticos e posição social. Mas há diversão e aprendizagem, que a gente pequena e grande deve estar atenta a todos os debates que a leitura pode suscitar.


O livro é muito interessante e a faixa etária recomendada é para o Ensino Fundamental 2, embora a riqueza de temas sociais seja muito pertinente para o Ensino de Jovens e Adultos.


Serviço: Ana Bola e outras histórias corajosas, da autora Eliana Martins. Ilustrações Tainan Rocha. Editora Elo. 44 páginas. R$ 65,00


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter