Tribuna do leitor - 12 de outubro de 2021

Confira as participações desta terça-feira

Por: Redação  -  12/10/21  -  06:44
 Torcida retornou à Vila Belmiro neste domingo
Torcida retornou à Vila Belmiro neste domingo   Foto: Matheus Tagé/AT

Lulismo
É lamentável ver pessoas cultas se deixando levar pela retórica petista/socialista. É o caso do articulista, que fez do ex-presidiário o paladino da boa administração. Quando ele falou da reforma social, esqueceu-se de dizer que ela iniciou-se com o programa Fome Zero, um retumbante fracasso logo abandonado pelo PT. Juntaram, então, os programas assistenciais existentes e chamaram de Bolsa Família. Portanto, nada de novo, a não ser que a concederam a todos, indiscriminadamente, criando um voto de cabresto que beneficiou o PT/Lula. Quanto à afirmação de que Lula e companhia foram “extremamente responsáveis em termos fiscais e monetários”, divirjo, pois somente na administração Palloci isso ocorreu, e sob pressão. Quando ele foi defenestrado, por corrupção, o seu substituto, Guido Mantega, introduziu a gastança como indutor de crescimento. Como naquele momento o mundo inteiro vivia num boom econômico sem precedentes, a população foi jogada a gastos desenfreados. Custeado por uma taxa de câmbio irreal, compraram de tudo mesmo morando precariamente, sem esgotos, sem escolas dignas, e com um carro estacionado na rua sem pavimentação. Os chamados Tigres Asiáticos aplaudiram a manobra às custas da indústria nacional atolada em impostos e sem preços competitivos. Chamaram este crescimento, irreal, de ascensão da classe pobre. Paralelamente, a corrupção quase destruiu a Petrobras, e aniquilou os fundos de pensão das estatais. Mas a conta chegou, sempre chega, e o legado daquela irresponsabilidade é o contingente de 12 milhões de desempregados deixado como herança ao novo governo. Esses “pequenos detalhes” são sempre esquecidos e manipulados nas salas de aulas, e às vezes em artigos. Ademir Alonso Rodrigues - Santos.


O direito à fala
Me causou estranheza a notícia veiculada pela imprensa de que o presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), o prefeito de Santos, Rogério Santos, impediu a senhora parlamentar Rosana Valle de se pronunciar no encontro. Tenho divergências por algumas posições políticas e partidária da deputada, em especial com relação a composição do diretório do PSB santista, porém, isto não pode fazer com que eu me cale diante de grave ofensa à democracia. Importante lembrar ao sr. chefe do executivo de Santos que a elegância, tenacidade e respeito devem ser características principais de quem pretende liderar, ainda mais com uma pessoa eleita legitimamente nas urnas e, nunca é demais lembrar para reflexão que, “parlar” na linguagem coloquial é “falar”, e daí deriva a expressão “parlamentar”, ofício original de qualquer um que exerce mandato legislativo. Elias Carneiro Jr - Santos.


Vila Belmiro
Neste domingo, a Vila Belmiro foi fundamental na épica vitória do Santos sobre o Grêmio. Por ser um estádio pequeno, a força do torcedor junto ao campo faz pressão absurda sobre o adversário e incentiva muito o nosso time. Cinco mil pessoas na Vila fazem mais barulho do que vinte mil no Morumbi. Há estudos para se substituir a Vila Belmiro por uma arena multiuso, com maior capacidade de público e possibilidade de shows e arrecadação. Por que não apenas reformar o estádio, aumentando sua capacidade de público e dando maior conforto? O estádio Urbano Caldeira é uma lenda, faz parte da história do futebol mundial, faz parte da história da cidade. O Santos nunca precisou de grandes estádios para ser o maior time de futebol que o mundo já viu jogar! Se querem construir uma nova e moderna arena, construam em outro local, mas, por favor, não derrubem a Vila Belmiro, não destruam a nossa história. Maria Cristina Jabbur - Santos.


Covid-19
Embora os vírus sejam muito mais variados e difíceis de acessar do que as bactérias, o que torna o tratamento praticamente impossível, a farmacêutica britânica Astrazeneca anunciou os resultados de um coquetel de drogas que se mostrou eficaz no tratamento da covid-19. Embora os resultados ainda não tenham sido avaliados por outros cientistas nem publicados em revista científica, fica sempre a esperança de que, em breve, além das vacinas, tenhamos uma medicação realmente eficaz contra essa pandemia. Édison José de Aguiar - Cubatão.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter