Tribuna do leitor - 12 de junho de 2021

Na edição deste sábado, a Prefeitura de Santos responde a questionamentos de leitores

Por: Redação  -  12/06/21  -  09:22
 Prefeitura de Santos respondeu a leitores de A Tribuna
Prefeitura de Santos respondeu a leitores de A Tribuna   Foto: Matheus Tagé/AT

Prefeitura responde


Em resposta ao leitor Antônio Tadeu Torres, a Secretaria de Saúde de Santos esclarece que a realização da nova testagem rápida para a covid-19 teve início no último dia 9. A pasta não pôde realizar os testes antes devido ao atraso na entrega dos insumos pelo fornecedor. O teste antígeno para detecção da doença nos moradores de Santos sintomáticos, já a partir do primeiro dia de aparecimento dos sintomas, segue à disposição da população, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, em 12 policlínicas.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em resposta aos leitores Nancy e Sérgio Martinez, a Prefeitura informa que os três cemitérios municipais recebem rondas da Guarda Civil Municipal e mantêm câmeras de monitoramento interligadas ao Centro de Controle Operacional. Os equipamentos estão ajudando a flagrar e prevenir ocorrências. As imagens são captadas todos os dias (24h) e analisadas em tempo real. Quando a GCM é acionada ou se depara com indivíduo em flagrante delito, o mesmo é conduzido ao distrito policial, onde são tomadas as devidas providências. A GCM também disponibiliza canal de comunicação para denúncias: telefone 153.


Em resposta ao leitor Arlindo dos Santos Roque, a Prefeitura informa que os três cemitérios municipais têm o expediente das 7h às 11h e das 13h às 17h. No Dia das Mães, eles permaneceram abertos das 11h às 13h.Todos recebem rondas da Guarda Civil Municipal e mantêm câmeras de monitoramento interligadas ao Centro de Controle Operacional. Os equipamentos estão ajudando a flagrar e prevenir ocorrências.


Em resposta do leitor Luiz Eduardo Moutinho, a Prefeitura de Santos esclarece que a Guarda Civil Municipal fiscaliza toda a extensão da faixa de areia, jardim e calçadão da orla da praia. A legislação vigente prevê que animais não podem ingressar na faixa de areia, com pena passível de multa ao proprietário e até apreensão do animal. Cães podem transitar no jardim da praia, sendo que para os de médio e grande portes é necessária a colocação de focinheira e eles devem ser conduzidos por meio de coleira. Lembrando que os dejetos têm de ser recolhidos pelo dono. De janeiro a maio, foram aplicadas três multas e mais de 130 abordagens a donos de animais de estimação na orla da praia. A população pode acionar a fiscalização pelo telefone 153.


Em resposta ao leitor Francisco Pedro Reis Junior, a Prefeitura informa que, desde o início da pandemia de covid-19, todo o efetivo da Guarda Civil Municipal está empenhado na fiscalização das medidas restritivas em vigor, além do monitoramento de próprios públicos, cumprimento do Código de Posturas, e das rondas 24h/dia por toda a Cidade. Desde 1º de maio de 2020, já foram aplicadas 1.098 multas a pessoas que se recusaram a usar o item. A GCM monitora os 7 quilômetros da orla da praia e os demais pontos de grande fluxo, além de dar apoio à fiscalização da Secretaria de Finanças realizada nas atividades comerciais. A GCM frisa que o patrulhamento é dinâmico e que a população pode colaborar denunciando irregularidades pelo telefone 153. A Ouvidoria também registra pedidos de serviços e queixas pelo telefone 162.


Em resposta ao leitor Adriano Cardim, a Prefeitura informa que a Secretaria de Governo (Segov) abriu licitação para compra de mobiliário inteligente, que incluía a instalação de relógios e conexão de wi-fi gratuita. A licitação sofreu questionamentos e impugnação por parte de empresas não vencedoras do certame. A Segov elaborou novo processo, a concorrência pública nº 13902/2021, que está em curso e prevê a instalação de relógios, conexão de wi-fi gratuito e colocação de placas de identificação dos logradouros públicos (ruas, avenidas, praças etc.).


Em resposta ao leitor Manuel Lousada Junior, a Prefeitura informa que a limpeza na orla é efetuada diariamente, nas primeiras horas da manhã, quando são retirados resíduos depositados na faixa de areia e também dejetos trazidos pelo mar. Além dos resíduos, há muito lixo trazido pelos rios da região, das submoradias no Estuário e de navios. O Município retomou, em maio de 2020, a limpeza das águas que contornam bairros da Zona Noroeste com um catamarã. A Prefeitura pede que a população não descarte resíduos de forma irregular, o que prejudica a drenagem das galerias.


Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santos


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter