Tribuna do Leitor - 17/03/2021

Hoje, com as participações de Fernando Martins Braga, Manoel Loyola, Luiz José de Santana Neto, Josemilton de S. e Silva, J.A. Nogueira de Sá e Alaôr Carvalho Reis Júnior

Por: Da Redação  -  17/03/21  -  17:01

Rampas de acesso
É uma vergonha termos um grande supermercado, o Mercadão, na Ponta da Praia, que não respeita a lei de acessibilidade. Na entrada frontal, tem duas escadas bem largas e a única rampa fica na lateral, que vai para o estacionamento. Nessa rampa existe uma saída, mas com anteparos, que não permitem a passagem de carinhos. Ou seja, as pessoas que estacionam seus carros em frente ao estabelecimento, não têm outra opção a não ser carregar as sacolas pelas escadas. Muitos idosos não têm outra saída senão descerem as escadas, com o perigo de se acidentarem. Grave falha de projeto. Mas, por que a fiscalização da Prefeitura não viu isso até agora? Fazer respeitar a lei é a sua função. Existe um espaço enorme para a construção de uma simples rampa. Então, por que não foi construída até agora? Chega de tanto descaso.
FERNANDO MARTINS BRAGA - SANTOS


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Mais clareza
O artigo de Alcindo Gonçalves, publicado no último domingo, parece conter mensagens subliminares. O objetivo, escondido nas entrelinhas, é claramente outro. Acho que os leitores deste jornal merecem mais clareza e menos subterfúgios. Defender suas posições e explicitá-las, me parece um exercício democrático. Escondê-las, jamais!
MANOEL LOYOLA - SANTOS


Muito lobby,pouca justiça
A justiça não funciona para cidadãos comuns. Principalmente, quando o pedido acontece de forma gratuita, via Juizado Especial Cível. Como essas ações não representam ganhos de honorários significativos, a maioria dos advogados não se interessa por elas e você se vê obrigado a seguir sozinho. Além disso, ainda há o famoso lobby, que nas instâncias superiores da Justiça é algo assombroso. Nos últimos tempos, tive duas ações julgadas. Uma contra o Banco do Brasil e outra contra a Sky. Ambas deferidas com sucesso na 1ª Vara do Juizado Especial. Daí para frente, infelizmente, o que acontece já não podemos mais chamar mais de justiça. Porque toda vez que essas corporações e seus advogados recorrem, coincidentemente, o resultado no Colégio Recursal muda. Mas sempre com uma decisão em benefício das empresas. A verdade é que nunca foi a justiça, mas, sim, o lobby quem determina as regras neste país.
LUIZ JOSÉ DE SANTANA NETO - SANTOS


Jogo de empurra
Na rua onde moro, tem um rapaz que não tem o mínimo de consideração pelos vizinhos. Temos a sensação de que ele faz experiências com escapamentos, pois o barulho sempre muda. Agora, ele arrumou um colega para disputarem "empinadas". Às vezes, ele empina a moto sem capacete. Em outras, coloca um menor na garupa e inferniza a vizinhança. Liguei diversas vezes para a polícia, pelo 190, no final do ano passado. Sempre responderam que iriam "dar uma passada" no local, porque estavam sobrecarregados de serviço. Mas, nunca vieram. Liguei para ouvidoria e disseram-me para ligar para a Guarda Municipal e pedir o número do protocolo. Fiz isso e, depois de esperar vários minutos, desligaram o telefone. Quem poderá resolver esse problema? Só faltam dizer que será o Chapolin Colorado.
JOSEMILTON DE S. E SILVA - GUARUJÁ


Incoerência
A pandemia nos abate. Esforço-me para entender certas situações. Como compreender o novo e funcional Mercado de Peixe, da Ponta da Praia, completamente lotado e o restaurante Paru, localizado no mezanino do Mercado, fechado? Se não é incoerência, como podemos chamar?
J.A. NOGUEIRA DE SÁ - SANTOS


Sugestão
O problema das alterações na Rua Alexandre Herculano é mais antigo, pois você conseguia acessar a av. Francisco Glicério e a Washington Luiz pela Rua Vahia de Abreu, vindo da Rua Paraguaçu, mas este acesso foi fechado e, agora, só pela Rua Goiás para ter acesso ao canal 3. Como já mencionado, a Goiás fica um caos, mas ainda tinha um desentrave, a Rua Tocantins (para acesso à A. Herculano e desta, à Francisco Glicério). Fecharam também! Uma solução seria mão dupla na Alexandre Herculano, entre Vahia de Abreu e canal 3, pois isso desafogaria em muito a Rua Goiás, além da necessidade de maior tempo do semáforo aberto na Goiás com canal 3.
ALAÔR CARVALHO REIS JÚNIOR - SANTOS


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter