Tribuna do Leitor - 14/03/2021

Hoje, com as participações de Pedro dos Santos Neto, Rivaldo Otero, Jairo Guanais, Uriel Villas Boas, Antonio José Gomes Marques, Francisco Mario F. Vasques e João Horácio Caramez

Por: Da Redação  -  14/03/21  -  15:25

Congestionamento
Parabenizo os engenheiros da CET de Santos pela transformação de mão dupla para mão única na Rua Alexandre Herculano, sobrecarregando a Rua Goiás e mantendo os minguados 30 segundos de semáforo da mesma com a Av. Ana Costa, promovendo congestionamentos. Vocês são demais!
PEDRO DOS SANTOS NETO - SANTOS


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Turismo internacional
Com suas finanças no fundo do poço, o governo de nosso país gasta dinheiro com viagens de seus funcionários e convidados ao exterior. Ao invés de apenas uma ou duas pessoas, Brasília costuma mandar robustas comitivas, como foi o caso da enviada a Israel em busca de um tal de spray nasal. A forte impressão é a de que um ou dois enviados teriam sido mais do que suficientes para cuidar do assunto e que os demais foram lá apenas fazer turismo internacional às nossas custas!
RIVALDO OTERO - SANTOS


Uma sugestão
Em razão do momento pelo qual o Brasil passa, algumas restrições tinham que ser implantadas no que diz respeito à aglomeração. Pensando nisso, sugiro ao prefeito Rogério Santos que permita a utilização da faixa de areia da praia, das 5 às 9h, para a prática de atividade física individual. Correndo ontem na praia, como faço todos os dias, me surpreendi com a quantidade de pessoas, que diariamente utilizam a faixa de areia para andar e correr, se aglomerando no calçadão. Não é pior assim? A faixa de areia é extensa e dá condições para que haja um distanciamento saudável. O que não acontece no calçadão, por ser mais estreito. As recomendações médicas incluem, além da atividade física, a exposição ao sol, que ajuda a aumentar os níveis de vitamina D. Penso que ou fecha-se tudo, calçadão e faixa de areia, ou cria-se um espaço para que as pessoas possam fazer suas atividades físicas de forma segura. Em nome de todos os frequentadores de nossas praias, peço-lhe que reveja essa restrição.
JAIRO GUANAIS - SANTOS


Mudança de quadro
A manifestação do ministro Edson Fachin, do STF, anulando as punições aplicadas ao ex-presidente Lula em vários processos muda o quadro político no Brasil. Ele agora é elegível e sua participação, por certo, vai levar os concorrentes a adotarem posicionamentos claros nas próximas eleições. Representa uma possibilidade de mudar esse quadro negativo, com o qual estamos convivendo.
URIEL VILLAS BOAS - SANTOS


Vergonha mundial
Hoje, no Brasil, expertos em Covid-19 não faltam e aparecem sempre com ideias luminosas. Pena que não falam em resolver a vergonha mundial chamada Cracolândia, que chamo de Vírus do Vírus, porque por lá circulam mais de duas mil pessoas por dia. Não falam também em resolver a famosa cultura dos bailes funk, onde todos se aglomeram sem máscaras. Temos comitês demais e bom senso de menos.
ANTONIO JOSE GOMES MARQUES - SANTOS


Brasil hoje
Não há como não dar razão ao ministro Guedes, quando diz que o Brasil pode se transformar em uma Argentina ou em uma Venezuela. Já está se transformando! Os preços aqui estão dolarizados - gasolina, diesel, minério ferro, soja, milho, café, carne, arroz, medicamentos - como na Argentina! E o dólar está nas alturas! Os cargos na administração e nas estatais estão preenchidos com milhares de militares, como na Venezuela, a começar pelo Ministério da Saúde. A promessa de que seriam criados 12 milhões de empregos com a reforma da Previdência ficou na ilusão. O desemprego aumentou por conta da pandemia! O Brasil é hoje um desastre e um pesadelo sem fim!
FRANCISCO MARIO F. VASQUES - SANTOS


Segundo país
Na excelente matéria "Há 145 anos, o primeiro alô" sobre a história do telefone, faltou o grande mérito do nosso Imperador D. Pedro ll. Na Exibição Internacional Centenária, na Filadélfia, em 1876, o telefone estava concorrendo com a lâmpada elétrica, com um telégrafo musical, com a máquina de escrever e com o Ketchup Heinz. Ninguém tinha ouvido falar de Alexander Graham Bell, e seu stand acumulava poeira. Ninguém, com exceção de Dom Pedro, que o cumprimentou efusivamente, em bom inglês. O brasileiro teve a honra de ligar o motor a vapor que provia eletricidade para a exposição - o que dá ideia de seu prestígio. O que fez tirou Bell da sombra e devido a essa amizade, menos de um ano depois, o Brasil se tornaria o segundo país do mundo a ter telefone.
JOÃO HORÁCIO CARAMEZ - SANTOS


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter