Confira a Tribuna do Leitor desta segunda - 18 de outubro

Participações de Uriel Villas Boas, Josemilton de S e Silva, Arlindo Caseli, Carlos D. N. da Gama Neto e Evandro Duarte

Por: Da Redação  -  18/10/21  -  09:43
  Foto: Divulgação

Eleições*

O ano eleitoral já começou. E por certo vai motivar as manifestações de interessados aos cargos de deputados estaduais e federais, senadores e Governadores e também a Presidência da República, O eleitor, por sua vez, não pode ficar limitado a votar. Tem de levar o seu interesse pessoal e também da comunidade. Não basta comparecer para cumprir a determinação legal, tem de votar com consciência. E mais, os eleitos precisam ter os seus trabalhos acompanhados diuturnamente. É a forma de os procedimentos inadequados de quem lida com interesses corporativos.


Uriel Villas Boas - Santos


*esta foi a última carta enviada ao setor por Uriel Villas Boas, que faleceu no sábado (16)


CEV do Guarujá

Sou morador do Itapema, Guarujá, há quase 70 anos. Por algum tempo, acompanhei de perto os trabalhos da Câmara de Vereadores. Por ter vários amigos na política, tanto nas legislações passadas como agora, tenho acompanhado pelas mídias escritas e televisadas os trabalhos do Legislativo de Guarujá. Por esse motivo, fico a pensar: “como será que a Comissão Especial de Vereadores (CEV) analisará o caso da saúde, envolvendo o Sr. prefeito Valter Suman e o seu secretário de Educação, Marcelo Nicolau? Terá esta Comissão isenção moral para julgá-los, haja vista que o Caso dos Mensalinhos parece que não deu em nada, pois há vários vereadores reeleitos pelo povo, mesmo aparecendo nos jornais e na TV repartindo e escondendo o dinheiro da corrupção? Pelo andar da carruagem, parece-me que este jogo tem tudo pra terminar empatado, por ter as cartas marcadas.


Josemilton de S. e Silva - Vicente de Carvalho


Falta argumento

“Toda unanimidade é burra”; isso sabemos, mas quem só bate nessa tecla geralmente está na contramão de argumentos que envolvam assuntos dentro de uma sociedade em crise. Pior são os que sabem e, ao invés de trabalharem pela população e contra as crises econômicas e sociais que se agravam em um mandato desgovernado, batem teimosamente na mesma tecla. Parece o samba de uma nota só, sem objetivos práticos. Faltam discussões sensatas, inteligentes e sobram teimosia, mentiras vergonhosas e desrespeito pelas leis e regras vigentes dentro duma pandemia. Tem quem diga ter anticorpos, mas não tem cidadania. Para aqueles que argumentam com o cérebro e não com uma mente violenta, esses terão a chance democrática de se expressarem nas urnas eletrônicas, e assim virar esse jogo perdido. O lema é: “Deixe de ser mascarado e use Máscara sim”, pense no seu próximo.


Arlindo Caseli de Oliveira - Santos


Paciência e resistência

Sexta-feira, quatro da tarde. Quarenta e um minutos em um ponto de parada, no Gonzaga. Porém, quando ali cheguei fazia vinte minutos que uma senhora, em pé, com várias sacolas em um dos braços e apoiada em uma bengala esperava pelo ônibus; passam quatro linhas naquele local. Sobrou tempo para conversarmos e analisarmos o desrespeito para com os usuários de transporte coletivo. Um ponto encravado na Rua Galeão Carvalhal, entre uma árvore e uma lixeira. Com um pouquinho de boa vontade, ali se colocariam bancos – sem atravancar o passeio - para os que esperam por um coletivo. Estando funcionando o carrinho de pastéis, o Ed coloca suas cadeiras à disposição dos que amargam as longas esperas pelo transporte sob concessão. Quando é do interesse do gestor da coisa pública, as coisas fluem como o vento, mas quando não, dane-se o cidadão!


Carlos D. N. da Gama Neto - Santos


Falta argumento

O prefeito de Cubatão é um brincalhão. Criou um "roda Cubatão" aos moldes do Roda SP do governo estadual. Isso é claro para que ele obtenha classificação da cidade como "estância turística". Porém qual o ponto turístico deveria ser incluído? As favelas da Vila Esperança, Natal, Pescadores, a poluição da Estireno ou da Refinaria? Ou ia assaltos na Anchieta? Acho que quem vai "rodar" é esse projeto.


Evandro Duarte - Santos


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter