(Gerado por IA) O Dia dos Avós está chegando, mas o que fazer por eles no próximo sábado? Eu fui criada pela minha avó Lionor Silva e meu avô Joaquim Aguiar e Silva, já falecidos. Minha ligação com o meu avô era como de pai e filha. Mesmo após eu sair de casa, sempre fomos muito próximos. Eu costumava ir à casa dele aos finais de semana para tomarmos café da manhã ou almoçarmos juntos. Já minha avó nunca foi de demonstrar muito os sentimentos, mas todos sabiam que batalhava muito pela família. Meu avô gostava muito de plantas e tinha como hobby plantar árvores na Avenida dos Trabalhadores, na Praia Grande, o que lhe rendeu uma homenagem na Câmara dos Vereadores em 2019. Sempre cheio de histórias para contar e amante de um bom bolo de milho com café, era só chegar com o bolo que a conversa fluía. Lembro do dia em que falei que tinha entrado na faculdade e ele ficou muito contente e orgulhoso, tanto que me ligava todas as vezes que as notas saíam para me parabenizar. Minha avó, muito religiosa, estava todos os domingos na igreja. Muitas vezes, quando ela chegava da missa, eu já estava lá com as crianças, aguardando-a para o nosso café da manhã. Em 2020, ela teve um derrame que paralisou um lado do corpo e a levou para uma cadeira de rodas. Mesmo assim, eu estava lá quase todo domingo para nosso café, mesmo quando ela necessitava de auxílio para comer. Até que, um dia, eles foram chamados por Deus, deixando comigo as boas lembranças dos nossos momentos. Por isso, eu pergunto: o que você tem feito para criar essas lembranças? Um café, um almoço, uma ida com eles até a praça para conversar? Por mais simples que seja, isso ficará na memória de todos e fortalecerá os laços. Hoje em dia, com o uso excessivo das telas em nosso dia a dia, as pessoas estão deixando de lado momentos importantes que fazem toda a diferença, principalmente com os avós, que não estão tão “antenados” a essa nova era. Lembro que no nosso último ano juntos, comemoramos o Dia dos Avós de forma especial. Levei os meus filhos, preparei um almoço e tiramos muitas fotos, sentamos e conversamos sobre coisas que às vezes passam batidas no dia a dia. Ah, como eram boas aquelas conversas. Como neste ano o Dia dos Avós cairá no sábado, sugiro a todos um passeio no parque ou um café da tarde. Arrume a mesa, prepare um bolo com café ou chá e, principalmente, fortaleçam os laços familiares. *Gabriela Cristina Silva Domingues. Funcionária pública, assinante de A Tribuna e participante da ação Vivendo o Jornalismo, promovida pelo Clube A Tribuna