(Lucas Figueiredo / CBF) Existem momentos no futebol que ultrapassam resultados, estatísticas ou títulos. Também representam superação, identidade e, acima de tudo, esperança. A volta de Neymar Jr. à Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo trouxe esse sentimento. Ao vê-lo entrar em campo novamente com a camisa amarela, após 950 dias longe da Seleção, senti um orgulho difícil de descrever. O orgulho como presidente do Santos Futebol Clube, orgulho como santista e como brasileiro que acompanhou e torceu em cada capítulo dessa trajetória. Muitos questionaram e duvidaram se esse dia chegaria. Mas quem conhece Neymar Jr. sabe que desistir nunca foi uma opção. E quem conhece o Santos sabe que nossa história sempre foi construída ao lado de jogadores que desafiaram limites e transformaram sonhos em realidade. Quando Neymar Jr. voltou para casa, em janeiro de 2025, nosso objetivo era muito maior do que recuperar um atleta. Queríamos acolher um ídolo. Queríamos oferecer a estrutura, o ambiente e o carinho necessários para que ele pudesse reencontrar sua felicidade dentro de campo. Foram 509 dias entre a apresentação na Vila Belmiro e o momento em que ele voltou a disputar uma Copa do Mundo vestindo a camisa 10 da Seleção Brasileira. Antes disso foram treinamentos silenciosos, sessões de recuperação, momentos de dificuldade e diversas vezes em que foi preciso encontrar forças para continuar acreditando. O caminho foi duro, mas o futebol, assim como a vida, costuma recompensar aqueles que persistem. Há também um simbolismo que torna esse momento ainda mais especial. O último jogador convocado para uma Copa do Mundo atuando pelo Santos havia sido Robinho, em 2010. Agora, 16 anos depois, temos novamente um atleta do Santos na maior competição do planeta. Mais que isso, a última vez que o camisa 10 do Santos também foi o camisa 10 da seleção brasileira em uma Copa do Mundo aconteceu em 1970, com Pelé. O Rei carregou esse número em quatro Mundiais consecutivos: 1958, 1962, 1966 e 1970. Neymar agora iguala essa marca de longevidade, sendo o camisa 10 do Brasil em 2014, 2018, 2022 e 2026. Por isso, quero dizer diretamente a você, Neymar: aproveite este momento. Você lutou muito para chegar até aqui. Nós acompanhamos cada passo dessa caminhada. O Santos e o Brasil estão ao seu lado. Agora é hora de sorrir, jogar e fazer aquilo que você sempre fez de melhor. De moicano, com música, dança e irreverência. Do seu jeito. Estaremos torcendo por você em cada minuto desta Copa do Mundo. E quando tudo terminar, independentemente do resultado, saiba que a Vila Belmiro estará esperando de braços abertos para receber você ainda maior do que já é. Porque existem ídolos que fazem história. E existem aqueles que voltam para casa para continuar escrevendo a sua. *Marcelo Teixeira. Presidente do Santos Futebol Clube