Foto ilustrativa (Reprodução) Junho não é um mês qualquer para os santistas. Uma das figuras mais notáveis da Cidade, o poeta e médico José Martins Fontes, ou simplesmente Martins Fontes, nasceu no dia 23 em 1884 e faleceu no dia 25 em 1937. Foram apenas 53 anos de vida, mas que deixaram um legado surpreendente para a literatura e a medicina, de forma que seu falecimento provocou uma grande comoção nos santistas, que se aglomeraram no cortejo fúnebre entre a Beneficência Portuguesa e o Cemitério do Paquetá, onde foi enterrado. Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp! Ainda hoje, Martins Fontes é lembrado como um cidadão que defendia a bondade e o amor ao próximo tão bem expressados no poema Como é Bom Ser Bom, um de seus mais conhecidos. “Tu, que vês tudo pelo coração/Que perdoas e esqueces facilmente/E és, para todos, sempre complacente/Bendito sejas, venturoso irmão./Possuis a graça como inspiração/Amas, divides, dás, vives contente/E a bondade que espalhas, não se sente/Tão natural é a tua compaixão...” Mesmo com a atenção aos pacientes da Santa Casa de Misericórdia de Santos, da Sociedade Humanitária, da Beneficência Portuguesa de Santos e do consultório particular, onde atendia de graça os mais carentes, Martins Fontes se dedicava à literatura: publicou mais de 70 títulos, entre poesia, prosa e literatura científica. Zezinho é reverenciado até hoje por santistas anônimos que depositam flores no seu busto localizado no jardim da praia, perto do Canal 2, lembrando o hábito do poeta de ter sempre um cravo vermelho na lapela do paletó. Pela Cidade, há outras homenagens: a Avenida Martins Fontes, na Zona Noroeste, o Centro de Saúde no Macuco, a escola no Morro da Penha, além da Semana Martins Fontes, do Quarteto de Cordas e da livraria. Ele é ainda patrono da Academia Santista de Letras, da Academia Paulista de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Santos e da Academia de Medicina de São Paulo. Por tudo isso, a Fundação Arquivo e Memória de Santos e a Academia Santista de Letras prestam homenagem a esse grande santista com a exposição Martins Fontes entre Nós, que será aberta hoje, na Casa da Frontaria Azulejada, no Centro Histórico, além de sarau com declamação de poemas do autor, dentro da programação da 18ª Semana Martins Fontes, evento que anualmente promove o nome e a obra do nosso ilustre conterrâneo. A vida e a obra de Martins Fontes reverberam ainda hoje na nossa terra e em muitos corações e merecem e precisam ser continuamente rememoradas, para que outros santistas tenham dimensão da grandeza da nossa gente e da nossa Cidade. Acreditamos que, ao preservar a história e a memória, estamos construindo um futuro melhor para as próximas gerações.