Há quem acredite que a felicidade se encontra em portos seguros: casa arrumada, contas pagas, rotina previsível. Talvez seja verdade para alguns. Para outros, os inquietos, a felicidade não está no repouso, mas na travessia. Ela se esconde na fronteira. A fronteira é sempre dupla: o que deixamos para trás e o que ainda não sabemos se conquistaremos. O viajante que cruza o deserto não enfrenta apenas a areia e o sol inclemente; enfrenta também a solidão. O mergulhador que se lança ao mar profundo desafia não apenas a pressão das águas, mas a dos próprios medos. A fronteira é física, mas também psicológica. Foi isso que senti ao sobrevoar de parapente a cidade de Lima. Do alto, o Pacífico se abria como um espelho prateado e as falésias pareciam tão pequenas quanto as preocupações que deixei em terra firme. O vento me carregava, mas também o peso da consciência: bastava uma falha no equipamento, um sopro mais forte, e tudo poderia acabar. O coração disparava como se quisesse me lembrar da morte, mas havia também calma, um prazer em estar suspenso entre o medo e a liberdade. Percebi que a felicidade não mora na segurança do chão, mas na coragem de soltar os pés do mundo. É nesse limiar que a adrenalina explode: os batimentos aceleram, as mãos tremem, os sentidos se aguçam. Paradoxalmente, é nesse quase colapso que muitos descrevem a plenitude. O risco de morte iminente desperta a consciência da vida em sua intensidade máxima. Logo depois, quando o parapente pousou e meus pés reencontraram a terra, veio a onda de serotonina: um alívio sereno tomou conta, como se o mundo, por um instante, estivesse em ordem. Sorriso, lágrima, corpo inteiro vibrando com a certeza simples: “eu vivi.” As grandes aventuras revelam que a felicidade é feita de instantes. Não se trata de habitar um paraíso, mas de colecionar momentos em que tocamos a borda desse território instável. Para alguns, a aventura é atravessar oceanos; para outros, enfrentar a solidão, ou simplesmente dizer o que foi calado. A fronteira da felicidade é sempre acompanhada pelo fantasma da perda. E é esse fantasma que dá brilho aos dias. Se fôssemos eternos, se nada estivesse em risco, talvez não houvesse nem coragem nem alegria. E eu, que nunca me contentei apenas com a calma do porto, aprendi a aceitar essa vertigem como parte da vida. Sei que a felicidade não se deixa aprisionar em certezas. Ela aparece quando atravesso, com medo e coragem, o fio estreito das minhas fronteiras. Naquele voo sobre Lima, entendi que talvez eu não esteja à procura da felicidade em si, mas desse instante raro em que sinto o coração bater mais forte, anunciando: “você está vivo”. Marcio Aurelio Soares é médico.